quarta-feira, 8 de maio de 2019

Coca-Cola entra no mercado do álcool com premium mixers

A Coca-Cola lança pela primeira vez produtos que se expandem para um espaço onde abrange álcool e utiliza o crescente mercado de premium mixers.



São os Signature Mixers, serão lançados este ano a partir de junho, juntamente com uma campanha de marketing totalmente integrada e recuperam uma garrafa de vidro usada pela Coca-Cola em 1894. Trata-se de versões alternativas da Coca-Cola, projectadas especificamente para serem combinadas com bebidas alcoólatras.

Os Signature Mixers marcam a expansão da marca norte-americana para as bebidas alcoólicas e a abordagem a uma categoria em forte crescimento. Smoky, Spicy, Herbal e Woody são os quatro sabores disponíveis de um produto pensado pelos bartenders mais conceituados do mundo, que testaram mais de 200 ingredientes contemporâneos e tradicionais para criar as novas bebidas. Como explica a gerente sénior da marca Coca-Cola Great Britain, Ana Amura, "A Coca-Cola sempre fez parte da cultura e da história dos cocktails , desde o Cuba Libre de 1900 até alguns dos melhores cocktails do mundo atualmente".

O movimento ocorre quando os consumidores optam cada vez mais por mixers mais caros. De acordo com dados da empresa de pesquisa CGA, os premium mixers estão a crescer a 32,9% em comparação com o declínio de 7% dos mixers convencionais, uma tendência que deve continuar.
A Coca-Cola pediu aos mixologists que participassem num workshop que iria decorrer em Londres em Março de 2018, onde foram instruídos a experimentar ingredientes e a criar novas e originais misturas. Os consumidores também foram convidados a provar as novas receitas, com as quatro mais populares entrando em produção, com cada garrafa carimbada com a assinatura de seu criador.

“Os Signature Mixers da Coca-Cola marcam um momento emocionante para a marca e expansão para a mixology de espírito negro.”
Ana Amura, Coca-Cola Grã-Bretanha

Foi referido ano passado pelo diretor de marketing global da Coca-Cola, Javier Meza, que a empresa estava a passar por uma “mudança de mentalidade” e este relata ainda que existe uma noção de que não existem problemas em criar coisas novas, mesmo que estas não sejam um grande sucesso, há sempre a possibilidade de serem retiradas do mercado.
Nos últimos dois meses, a Coca-Cola lançou a sua primeira bebida energética e marca premium de água.

Categoria de premium mixer 
Para a maioria dos consumidores, beber um rum e coca-cola não é nada de novo, mas a introdução do Coca-Cola Signature Mixers significa que se está inaugurar um novo espaço premium.
A categoria explodiu desde o lançamento da marca premium Fever Tree em 2005, com os consumidores a optarem por tónicos mais caros para combinar com suas bebidas premium.
Charlie Booth, gerente de clientes da CGA, afirma: “Vimos a categoria de refrigerantes aumentar a sua fatia de espaço nos últimos anos, quando as operadoras começaram a reconhecer a necessidade de diversificar sua oferta na categoria. Mixers, particularmente ofertas premium, tiveram um papel importante nisso, já que as operadoras respondem a uma crescente demanda dos consumidores por uma oferta premium mixer para combinar com sua escolha de destilados premium. ”
Os Signature Mixers da Coca-Cola estarão disponíveis em garrafas de 200ml nas lojas comuns onde já é vendida atualmente os produtos da Coca-Cola.

Fontes: 
https://www.marketingweek.com/2019/05/02/coca-cola-moves-into-alcohol-market-with-premium-mixers/

1 comentário:

  1. Super interessante ver uma empresa como a Coca-Cola diversificando sua oferta de produtos para um mercado em que não é tão trabalhado pela empresa, ao analisar empresas que ofertam bebidas com álcool, a Heineken por exemplo, estão a apostar em cervejas com 0% mas com o mesmo sabor de uma cerveja normal. Vejo que esta estratégia da Coca-Cola vai demandar trabalho intenso, principalmente em marketing visto que os grandes players do mercado já estão estabelecidos em grandes eventos (UEFA Champions League, Formula 1, Finals Open Tennis Game, entre outros) a Coca-Cola vai precisar desenhar de modo inteligente como abordar as pessoas que já estão acostumadas pelo sabor e "glamour" das grandes marcas para passarem a usar seu produto. Não obstante, o mercado é assim, e com novas marcas, inovação e força para desenvolver novos produtos, quem ganha são os usuários.

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