terça-feira, 14 de maio de 2019

Snapchat. Is that you?


Em Portugal, bem como em outros países, o Snapchat não é a rede social mais usada. Contudo, nos Estado Unidos continua a ser popular entre os jovens, por este motivo o número de utilizadores continua em crescimento.  
Actualmente, 190 milhões de utilizadores diariamente ativos fazem parte desta rede social. Apesar de lento, o crescimento da empresa manteve-se promissor durante o primeiro trimestre de 2019. Ainda assim, a Snap, empresa responsável pelo Snapchat tem um longo percurso até que consiga inverter a sua situação de prejuízo e voltar aos lucros, e parece não perder tempo.  

Lançado pelo Snapchat, o filtro Gender-Swap, tornou-se viral em poucos dias, e voltou a pôr o aplicativo nas bocas do mundo. O filtro Gender-Swap oferece aos utilizadores um vislumbre de como se iriam parecer se fossem do sexo oposto. O buzz à volta do novo filtro  está a inundar a internet, criando imagens de troca de género divertidas e muitas vezes perturbadoras.



Durante o fim de semana, tantas pessoas postaram os seus snaps de troca de género que se tornou o tema de conversa em muitos talk shows na manhã de segunda-feira.

Até as celebridades estão a aderir a esta partilha divertida, como a Miley Cyrus que acabou por postar uma fotografia. 



Também há quem use este filtro nos actores da famosa série "A Guerra dos Tronos".  

via: Ruinmyweek.com

Ou ainda em caras bem conhecidas do mundo da política. Conseguem adivinhar quem seja? 
via: 7spies.com

Curiosamente, este filtro também está a ser usado para várias experiências sociais. Alguns utilizadores do sexo masculino estão a usar o filtro para criar contas falsas no Tinder, e, assim, perceberem como se sente uma mulher num aplicativo deste género (Surpresa! Não estão a gostar).

Quando pensávamos que o Snapchat estava morto, ou quase, eis que ele renasce e de forma icónica.

4 comentários:

  1. Gostei muito do Post!! Quando o Snapchat surgiu, teve um enorme sucesso o que fez com que o Facebook, a rede social com mais sucesso na altura, deixasse de ter tanto impacto. Este acontecimento levou o CEO do Facebook, e agora também Instagram e WhatsApp, Mark Zuckerberg a querer comprar o Snapchat por 3 biliões de euros.
    A proposta foi recusada e o que sucedeu foi que quer o Instagram, quer o Facebook, começaram a adotar muitas das funcionalidades já existentes na aplicação Snapchat, como por exemplo filtros e stories. Esta situação levou a uma queda gigante do Snapchat nos últimos anos, por isso gostei bastante desta nova estratégia adotada para voltarem a manter viva a aplicação.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carolina, bem vinda de novo ao blogue! ;) O politico retratado em versão feminina é o...Barack Obama? ;) não me diga que é o Donald Trump...parece a Paris Hilton! Interessante este "rejuvenescimento" do Snapchat...alguma exploração desta nova funcionalidade por parte das marcas…?

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa, de momento o maior rival do Snapchat é o Instagram; como dizes, e bem, o Instagram adotou muitas das funcionalidades que o Snapchat oferecia e continua a oferecer. O truque, se assim lhe podemos chamar, é estar um passo à frente da concorrência e antecipar os desejos dos utilizadores. O objetivo é mesmo este: criar um buzz (positivo!) sobre o seu produto. Apesar da queda que o Snapchat teve nos últimos anos, aos poucos está a conseguir voltar a crescer quanto ao número de utilizadores, nomeadamente, na adesão por parte dos jovens adultos, ao contrário do que acontecia até há bem pouco tempo.

    Professora, maldisposto como o Putin é, não ia gostar de saber que foi confundido com a Paris Hilton. :D
    Para já, e que eu tenha conhecimento, ainda nenhuma marca explorou esta nova funcionalidade, contudo, a adesão deste filtro está a ser imensa, até pelas grandes celebridades. Isto que só favorece a aplicação; as marcas também poderão aderir ou intensificar a sua presença nesta aplicação ao perceberem que aí há um maior número de utilizadores diários. Tudo está interligado.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post!
    Acredito que todos tenhamos ficados surpresos com reaparecimento do snap de maneira tão brutal. Em fevereiro de 2018 após um Twitt da digital influencer Kylie Jenner a dizer que a app estaria “morta”, o snap perdeu 7,2% do valor das ações, acumulando um prejuízo de US 1,3 bilhões!
    Seu novo posicionamento de mercado deu ouvido aos usuário e remodelou toda a app. Isso demostra a força e poder que as influencers tem hoje não só no mercado financeiro como no Marketing.
    Welcome back Snap.

    ResponderEliminar