quinta-feira, 9 de maio de 2019

Facebook e outros dos seus produtos voltam a sofrer uma interrupção severa

Tudo aconteceu no dia 13 do mês passado, em que o Facebook e os seus produtos associados como o Instagram e o WhatsApp tiveram um dos maiores apagões da história, ficando assim inacessíveis para todo o mundo. A última vez que o Facebook sofreu uma interrupção dessa magnitude foi em 2008, quando o site tinha 150 milhões de utilizadores - em comparação com cerca de 2,3 bilhões de utilizadores mensais de hoje.


Durante o dia 13, quer o Instagram quer o dia Facebook, publicaram tweets a anunciar que de facto estavam problemas a decorrer, mas que já estavam a tratar da sua solução, e no dia seguinte voltaram a publicar para anunciar que o problema teria sido resolvido.
O Facebook apresentou um relatório de bugs oficial, citando “taxas de erros crescentes” e “No momento, estamos a enfrentar problemas que podem fazer com que algumas solicitações da API demorem mais ou falhem inesperadamente. Estamos a investigar o problema e a trabalhar numa solução”. Mais tarde surge também o primeiro relato de problemas do Instagram no Down Detector, a conta oficial do Instagram no Twitter disse que a equipa está a “trabalhar duro para resolver a situação o quanto antes”.


Posteriormente, a equipa do Facebook veio confirmar que o problema não estava relacionado com um ataque de negação de serviço distribuído, conhecido como DDoS – um tipo de ataque informático que invade um serviço alvo com volumes de tráfego extremamente altos - como se constatava, mas, segundo uma emissora da NBC News, a causa estava relacionada com base de dados “sobrecarregadas”.
O Facebook não confirmou ao certo a causa destas interrupções, em declaração à ThousandEyes, empresa de inteligência em rede, declarou que a questão parece ser interna, e não uma questão de rede ou internet. "Por exemplo, vimos 500 erros internos de servidor do Facebook. Dada a escala e as mudanças contínuas que são feitas nas suas aplicações e infraestruturas, às vezes as coisas podem-se fracionar como resultado dessas mudanças, mesmo nas mais capazes ", escreveu ThousandEyes VP do departamento de marketing.
Como seria de esperar os utilizadores mostraram que estavam atentos e os posts relativos a esta situação começaram a surgir:





Fontes:
https://www.buzzfeednews.com/article/nicolenguyen/facebook-family-of-apps-down
https://www.bbc.com/news/technology-47562281

2 comentários:

  1. Incrível como nos dias atuais estamos "dependentes" das mídias online, tanto o Facebook, como o Instagram são meios de comunicação que impactam de forma direta e indiretamente a vida das pessoas. Não obstante, ainda há espaço para inovação no que se refere a estas falhas, neste âmbito o Facebook sabe que "manda" no mercado pela sua vasta base de usuários em que detém de quase zero competição frente outras empresas gigantes de tecnologia. Fica aqui, entretanto, um possível estudo de mercado voltado a políticas de regulamentação que possa trabalhar este monopólio, que seja dinâmico o suficiente para não impactar a usabilidade da plataforma, tanto para os usuários, como as empresas.

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  2. Atualmente os utilizadores gastam por dia 91 minutos em redes sociais, grande parte do tempo que distendemos no telemóvel, e o Facebook ainda continua a ser o líder. Tanto ao falhar este como o Instragram grande parte das pessoas ficaram sem ter nada para fazer no tempo livre, ou ter como comunicar com os amigos pois as mensagens por telemóvel são cada vez mais escassas.

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