quarta-feira, 22 de maio de 2019

Fiverr: o e-Bay para serviços


O e-Bay é um dos maiores marketplaces globais, onde tudo se pode encontrar, desde livros a roupas, computadores ou brinquedos, passando por antiguidades ou produtos para colecionadores. Nesta plataforma existem mais de 9000 vendedores portugueses, que já venderam mais de um milhão de itens. Um vendedor nacional faz uma venda a cada 30 segundos. Mas...e quanto a serviços?


 O Fiverr é uma plataforma online na qual é possível comprar e vender serviços digitais oriundos de todo o mundo. O seu nome (Fiver significa nota de cinco dólares americano) resulta do preço a partir do qual esses serviços são geralmente vendidos: 5 dólares. O Fiverr tem hoje mais de 3 milhões de serviços com preços que começam nos 5 dólares mas que podem alcançar os 500 dólares.



À semelhança do que acontece no e-Bay, os prestadores (freelancers ou profissionais) podem inscrever-se gratuitamente na plataforma para vender os seus serviços. Os clientes podem procurar a categoria e o tipo de serviço que precisam. O preçário e o serviço são apresentados de forma muito clara. Os prestadores são pagos quando um cliente compra um dos serviços oferecidos.

Como a inscrição e utilização do Fiverr é gratuita, existe uma taxa de 20% que é cobrada em todas as vendas. Para o cliente, existe também uma taxa de serviço. O cliente paga 1 dólar para compras em compras até 20 dólares ou 5% do valor total da compra em compras acima dos 20 dólares.

As notas e avaliações dadas pelos clientes são muito importantes no Fiverr. Tal como acontece também no e-Bay e outras plataformas online, as avaliações permitem filtrar os prestadores nos resultados de uma pesquisa, sendo normalmente aqueles que têm mais e melhores avaliações que com aparecem nos primeiros lugares no motor de busca e assim conquistam mais clientes.


Outra vantagem do Fiverr é a diversidade. Qualquer ideia é boa para os sellsumers ganharem um rendimento extra, já que não existem limites para os serviços disponíveis. Seguem alguns exemplos mais curiosos…! 
  • Escrever frases motivacionais 
  • Dar conselhos amorosos
  • Explodir balões (!)
  • Ler telepaticamente a mente de alguém
  • Ler as cartas e fazer planos astrológicos
  • Cantar os parabéns e gravar

Breaking News
Sabiam que o e-Bay vai finalmente lançar um novo site para o mercado português, no final deste mês? Stay tuned...

1 comentário:

  1. Já utilizei, continuo a utilizar a nível profissional e posso dizer que se isto um dia chegasse a Portugal em grande escala (ex: Zaask) seria "danado"! São muito competitivos (sobretudo indianos) e apresentam uma boa qualidade de serviço e produto final.

    ResponderEliminar