domingo, 19 de maio de 2019

Um presente especial

Este ano, no meu aniversário, fui surpreendida pelos colegas de trabalho com um presente especial. Pegaram num retrato de família que eu tinha partilhado recentemente nas redes sociais, e contrataram os serviços da auto-denominada “Luísa Ilustrações”. Chegaram a ela através da conjugação de um determinado número de algoritmos e ligações dentro da admirável World Wide Web. Chegaram ao Facebook. E daí ao Instagram. Foi esta, mas poderia ter sido qualquer outra “Luísa Ilustrações” do Planeta Terra, porque a verdade é que nesta rede digital não há barreiras geográficas. Foi esta e não outra provavelmente devido a algum electronic Word-of-Mouth, pois neste imensurável mundo da internet as recomendações de amigos (ou amigos dos amigos) costumam ser bastante valorizadas.

E voilà, eis o resultado.



Sem dúvida, um presente original, 100% personalizado, que me levou a pensar nos temas abordados em Webmarketing. Se não fosse pela Internet, a “Luísa Ilustrações” seria provavelmente mais um ser completamente desconhecido, cuja atividade profissional definitivamente não passaria por vender o seu talento a gente de qualquer lugar do mundo, ou não o faria sem quaisquer custos associados.


Isto só é possível pela desmaterialização inerente à era digital, e que se aplica tanto aos custos de produção (as ilustrações são feitas no computador) como de distribuição (o envio standard é feito online, e apenas caso o cliente deseje é enviado por correio, com moldura, sendo cobrados os custos adicionais). Assim, com o digital, também é tudo mais rápido e instantâneo, bem ao gosto dos Millennials. E é também a abertura dos Millennials à novidade, a experiências diferentes, à compra online, que alimenta este tipo de negócios num mercado em que os “trysummers” potenciam a existência dos designados “sellsumers”. Porque hoje em dia qualquer um de nós pode ser “consumer” e “seller” ao mesmo tempo, uma oportunidade que vem acompanhada da dificuldade em satisfazer consumidores cada vez mais informados, ao mesmo tempo que tem de arcar com a ameaça constante de outros negócios potenciados pela inexistência de barreiras no mundo digital. Valha-nos um cliente satisfeito e os posts começam a ser partilhados, o passa palavra acontece naturalmente, sem qualquer investimento monetário na comunicação; para quem quer dar um boost a este eWOM, a publicidade online permite fazê-lo a preços irrisórios. Livrem-se, porém, de ter um cliente insatisfeito que faça questão de o partilhar - e se assim for, o segredo é saber gerir.

Eu fiquei satisfeita e já fiz share do post em que a Luísa Ilustrações partilha a nossa foto com o comentário “grandes famílias”. Partilhei esta Luísa, mas poderia ser uma Luísa qualquer. Qualquer um de nós. Qualquer um com um computador, internet, e algo para vender. Esta é a maravilha do mundo digital e ao mesmo tempo o grande desafio.

Fontes:
https://www.facebook.com/luisacorderosailustracoes/
https://www.instagram.com/luisailustracoes/

1 comentário:

  1. Concordo, é bem verdade o que dizes. Este é sem dúvida o grande desafio, o de conseguir suplantar a concorrência neste mercado livre onde tudo é tão imediato. Uma boa reflexão :)

    ResponderEliminar