domingo, 31 de maio de 2020

Google ajuda a manter o distanciamento social através da realidade aumentada

No seguimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde com vista a evitar o contágio com coronavírus, a Google lançou uma ferramenta baseada em realidade aumentada, que permite auxiliar os utilizadores no cumprimento do distanciamento social. A ferramenta chama-se Sodar e mostra, em tempo real, a que distância o utilizador se deve manter, no sentido de cumprir uma distância de 1,5 a 2 metros de outras pessoas, numa altura em que estamos prestes a entrar na terceira fase de desconfinamento.


A Sodar está disponível para Android e, após o utilizador aceder ao link sodar.withgoogle.com e facultar as autorizações necessárias, é ativada a câmara, bastando apontar para o chão e movimentar-se para visualizar uma área desenhada no ecrã, sob a forma de realidade aumentada. A imagem do ecrã permite delinear uma área de segurança, sendo o smartphone o centro de um círculo de segurança, com 2 metros de raio.

Parece-vos uma ferramenta útil ou apenas uma estratégia da Google para se destacar em tempos de Covid-19?

Fonte:

2 comentários:

  1. Olá Cristiana!
    Eu acho bastante útil. Eu falo por mim, eu não consigo perceber se estou à distância correta das pessoas quando estou numa fila de espera ou outra situação do género e isso preocupa-me porque quero continuar bem de saúde! Será com certeza algo que posso vir a usar.
    O que não impede de ser uma estratégia para a Google se destacar, claro! Aliás, foram várias as empresas que se aproveitaram das circunstâncias atuais para ganhar dinheiro. Faz parte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriela. Eu realmente concordo contigo, em ambos os sentidos. Acho oportuno o uso da realidade aumentada neste contexto. Eu, particularmente em supermercados, tenho algumas dificuldades em manter o distanciamento e talvez esta ferramenta da Google me ajude a sentir mais segura desse ponto de vista. E claro que, em caso de sucesso, poderá ser efetivamente uma mais-valia para a empresa, que tal como muitas outras, vê agora mais uma oportunidade para mostrar a sua resiliência.

      Eliminar