quarta-feira, 12 de maio de 2021

Shoppable UGC: e-commerce da autenticidade

Com o crescimento exponencial das redes sociais verificado na última década, e, consequente crescimento das marcas nesses espaços, tornou-se fundamental para as mesmas adotarem estratégias de marketing cada vez mais criativas e distintas da concorrência. Com isto, as campanhas genéricas e tradicionais caíram em desuso e emergiram as campanhas emocionais, que transmitem mais os valores da marca do que as features dos produtos em causa.

Com o crowding publicitário das marcas, e, tendo em conta as gerações mais prominentes nas redes sociais (Millennials e Gen-Z), a autenticidade ganhou um forte destaque. Atualmente, não é suficiente uma marca afirmar-se "sustentável" ou "inclusiva", é necessário demonstrar que pratica os seus valores através de ações concretas e consistentes no tempo.

Surge assim o uso de UGC (user generated content) como uma ferramenta de marketing eficaz, de baixos custos e forte impacto. O UGC é conteúdo percecionado como relacionável e autêntico, levando a um maior engagement face ao típico conteúdo publicitário tradicional. Com o aparecimento das lojas dentro das redes sociais (notoriamente a Loja do Instagram) e com o UCG surge aqui uma nova oportunidade:

Shoppable Content: as lojas dentro das redes sociais permitem diminuir a customer journey e o uso dos UGC cria um maior "desejo" pelos consumidores. Juntando estas duas ferramentas, os resultados podem se tornar muito positivos para as marcas, aprofundando a relação marca-consumidor, com conteúdos relevantes (de inspiração) para o potencial cliente. Esta ferramenta já é colocada em prática por algumas marcas, especialmente no mundo da moda (PrettyLittleThing, VergeGirl, UrbanOutfitters) e cosmética (TooFaced, Benefit Cosmetics). 


Outras vantagens associadas são os baixos custos da produção de conteúdo, uma maior relevância da marca nas redes sociais (mais pessoas vão produzir conteúdos na "esperança" de aparecem nas páginas oficiais), acompanhamento das trends por meio dos novos conteúdos e maior facilidade de ter conteúdo disponível para publicar, quer seja diariamente nas redes sociais, quer nos sites da loja online.

Fonte 1

Fonte 2

Sem comentários:

Enviar um comentário