domingo, 10 de abril de 2022

Também a cerveja chegou ao metaverso... Uma nova tendência?

É verdade... Para além das marcas de moda e retalho, agora foi a vez de uma marca de cervejas, a Heineken, entrar no metaverso e lá apresentar uma cerveja (virtual). 

No passado mês de março, a Heineken apresentou a sua mais recente bebida, a Heineken Silver, uma cerveja virtual. Por se tratar de um projeto intangível, a marca convidou jornalistas de diferentes mercados para conhecerem a novidade através do metaverso, abrindo as portas a este novo mundo, onde as pessoas se transformam em avatares. Foi através da imagem abaixo que a marca anunciou este lançamento nas suas redes sociais. 

Esta cerveja começou por apenas estar disponível na Decentraland, uma plataforma que permite a criação de um mundo virtual. Segundo Bram Westenbrink, Global Head of Heineken Brand, "É mais do que apenas uma cerveja. É a combinação de uma grande quantidade de pixels, uma pitada de código e muitas noites de programação", acrescentando que "O único senão é que desenhámos uma cerveja virtual que faz tudo aquilo que poderíamos desejar, mas que não nos permite prová-la." Para resolver este problema, a Heineken criou um conjunto de experiências digitais que permitem aos consumidores ter uma relação mais próxima com esta Heineken Silver (onde se destaca a pista de dança digital e o serviço de catering com comida digital). 

Algumas imagens deste evento no metaverso:





Cerca de um mês depois da apresentação mundial no metaverso, a cerveja digital chega agora ao mundo físico (e a Portugal em concreto) para dar resposta a novas tendências identificadas junto de consumidores que procuram bebidas mais leves e amigas do ambiente, já que se trata de uma lager premium, com um teor alcoólico 1% abaixo da Heineken original, elaborada através de um processo de produção com guarda à temperatura de -1ºC, a partir de ingredientes naturais e, pela primeira vez, com cevada 100% de origem sustentável. Trata-se de um produto desenhado para as novas gerações, em particular a Geração Z. Quem o afirma é Maria Oliveira, diretora de Marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. 

Segundo Maria Oliveira, está a ser desenhada uma estratégia de comunicação que envolve o metaverso e o mundo físico. Estão previstas ações ao longo do ano, tanto na plataforma Decentraland (onde a marca pretende aproveitar o terreno adquirido) como em eventos de entretenimento e festivais de música. 

Quem quiser provar esta cerveja, que começou por ser apenas um conjunto de pixéis no metaverso, já o pode fazer, visto que já se encontra à venda. 

E vocês o que acharam desta aposta da Heineken no metaverso? Acham que se pode tornar numa tendência e começar a ser implementada por outras marcas? 

Fontes:

2 comentários:

  1. Olá Ana, obrigado pela partilha. Será mesmo muito interessante observar a evolução e a abordagem das marcas nestas plataformas daqui em diante. Esta iniciativa da Heineken é muito interessante na forma como utiliza o Decenterland para lançar no mercado físico um novo produto que tem em consideração as preocupações e gostos das gerações atuais, ao mesmo tempo abrindo espaço para o envolvimento com a marca de uma forma diferente. Bons posts!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Na minha opinião é uma tendência incontornável esta que estamos a assistir de cada vez mais marcas de renome mobilizarem a sua presença para o metaverso. De acordo com alguns cientistas e estudiosos, o fenómeno do metaverso poderá criar um impacto sobre a forma como consumimos semelhante àquele que ocorreu a partir do início dos anos 2000 com o "boom" da internet de acesso doméstico. Posto isso, a presença destas marcas (coca-cole e Sumol estão a seguir o mesmo exemplo) no metaverso trás novas oportunidades de negócio.

    ResponderEliminar