terça-feira, 30 de maio de 2023

"Quiet Luxury" : Encontrar a elegância no minimalismo

No mundo cada vez mais movimentado e barulhento em que vivemos, há um desejo crescente de encontrar momentos de tranquilidade e luxo que ofereçam uma pausa da agitação diária. É nesse contexto que surge a tendência do "quiet luxury" ou "luxo silencioso".

Esta pode ser considerada uma abordagem que valoriza a calma e a simplicidade em meio a um mundo cheio de estímulos e excessos. Ao contrário do luxo ostensivo e chamativo, o quiet luxury concentra-se em criações discretas, elegantes e autênticas, e onde a qualidade e o minimalismo das peças de roupa e acessórios assumem o papel central.

Ao contrário do “Barbiecore” ou do “balletcore”, no quiet luxury, a estética é minimalista e intemporal. Muito em conta as referências dos anos 90, são criadas linhas simples, com materiais de alta qualidade e mão de obra meticulosa. O tal do “menos é mais” volta a aflorar-se como tendência, e cada elemento é cuidadosamente selecionado para transmitir uma sensação de sofisticação e tranquilidade, bastante associada à alta sociedade do século passado. Também as cores são suaves e neutras, o que transmite uma sensação de calma e sofisticação.

Muita em conta o nosso passado recente, onde fomos constantemente bombardeados com ruídos, distrações e outras preocupações maiores, encontrar elementos de simplicidade na vida tornou-se um luxo bastante valioso. Seja num refúgio na natureza ou num quarto de hotel silencioso, o silêncio nos permite desacelerar e desfrutar da quietude. Esta metáfora aplica-se e muito às tendências que o marketing de luxo nos tem vindo a mostrar, e em especialmente ao mundo da moda, expondo e massificando a nova forma de minimalismo.

        
São várias as celebridades que representam muito bem a questão do quiet luxury, e atualmente até as tendências da it-girl são dominadas pela forma como se vestem. Nomes como Sophia Richie, Hailey Bieber ou Gwyneth Paltrow apresentam-se cada vez mais com roupas e acessórios minimalistas, como um grito pela qualidade e não pela demarcação visível de uma casa de moda de luxo.

Com isto, o quiet luxury oferece, de forma algo contraditória, uma abordagem refrescante para o mundo do luxo, onde o valor é colocado na simplicidade dos elementos. Mas, afinal, num mundo tão agitado, será que o quiet luxury é uma tendência passageira ou uma resposta duradoura a todas as excentricidades que foram vividas no passado?


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2 comentários:

  1. Olá Alexandra, obrigada pela partilha e parabéns pelo post!
    Tal como referiste, o quiet luxury têm bastante relevância no que diz respeito às estratégias de marketing praticadas pelas marcas. As marcas estão cada vez mais preocupadas em oferecer experiências e produtos que sejam capazes de transmitir uma sensação de calma, qualidade e autenticidade para os consumidores.Desta forma, as estratégias de marketing relacionadas com o quiet luxury debruçam-se na capacidade de transmitir uma mensagem de sofisticação discreta, valorização da simplicidade, e destaque dos detalhes. Além disso, também se concentram no destaque da sustentabilidade, ética e responsabilidade social, que é algo cada vez mais valorizado pelo consumidor.
    No entanto, as estratégias de marketing são sempre influenciadas pelas tendências e portanto, o quiet luxury pode ser uma resposta duradoura para muitos, mas as marcas necessitam de se adaptar e acompanhar as constantes mudanças relativas às preferências dos consumidores.

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  2. Olá Alexandra!
    Obrigada pelo artigo fantástico!
    Gostei bastante do tema, porque acredito que o quiet luxury veio para ficar durante um tempo, uma vez, como referiste, a excentricidade de várias tendências de moda começou a cansar e acredito que foi necessário voltarmos as bases, utilizando outfits mais "clean". No entanto também acho que tudo é cíclico e que vamos sempre buscar inspiração a looks do passado, sendo algo inevitável.
    Em termos de marketing, acho que foi utilizando o minimalista, o sofisticado e o discreto para destacar de tudo o que nos rodeia.
    Mais uma vez, obrigada.
    Beijinhos

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