sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Marketing de Influência: O Caso @cafedebairro

O Instagram representou, em 2023, o terceiro lugar da app mais utilizada em Portugal. Consta-se que 61% dos usuários da Internet em Portugal, sejam ativos nesta rede social, representando 4.9 milhões de pessoas.

Desta forma, as empresas encontram uma oportunidade de expandir o negócio e de aumentar o seu reconhecimento como marca. Assim, nasceu o conceito de “Marketing de Influência”, que consiste em praticar ações direcionadas para potenciais clientes através de um “Influencer”. Segundo esta estratégia, os criadores de conteúdos digitais influenciam as decisões de compra de um determinado grupo de pessoas, a favor de uma marca.

Gostaria de destacar a página de Instagram @cafedebairro, em que o autor começou por publicar, com humor e ironia, situações do dia a dia do café onde trabalhava. Atualmente, é uma conta de Instagram que tem publicações sobre os mais variado temas. Perante o crescimento desta página, algumas marcas começaram a fazer parcerias:






Este tipo de conteúdos está cada vez mais popular em todas as redes sociais, tornando-se uma estratégia de comunicação com muita relevância para as empresas. No caso do @cafedebairro, as pessoas facilmente se identificam com o conteúdo publicado por serem situações “normais” e do quotidiano.

Confesso que este tipo de humor cativa a minha atenção, assim como às restantes 184 mil pessoas que seguem esta página no Instagram.

Já conhecia o Instagram do @cafedebairro? O que acha do seu tipo de humor?

 

Fontes:

Instagram @cafedebairro: https://www.instagram.com/cafedebairro?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

https://4gnews.pt/redes-sociais-mais-usadas/

https://www.influency.me/blog/o-que-e-marketing-de-influencia/

5 comentários:

  1. É realmente muito interessante ver a força dos influencers nas diversas redes sociais e como conseguem tornar momentos de publicidade a marcas, mais divertidos, ou mesmo informativos e claros.
    Como já falamos em marketing de serviços no semestre passado, os consumidores cada vez acreditam menos nos media e confiam mais no que é dito nas redes sociais e no feedback uns dos outros, daí que, influencers nas redes sociais realmente consigam influenciar as suas escolhas, principalmente quando mostram a sua opinião sincera e dão tanto vantagens como desvantagens dos produtos e serviços, contam as suas experiencias, e apontam pontos positivos e negativos.
    Dou o exemplo da querida Madalena Abecacis, uma influencer digital super engraçada, que tem o poder de fazer qualquer um rir e cria publicidades muito originais e criativas como as que vou colocar em anexo: https://www.instagram.com/p/C1mfpz3iv8e/
    https://www.instagram.com/p/C0l0-iyIgd3/
    https://www.instagram.com/p/CygZsOcsiA6/
    https://www.instagram.com/p/CxvDM9tqDgv/
    https://www.instagram.com/p/CuPwMfAqvRF/
    https://www.instagram.com/p/CuHJmwwq7f1/
    https://www.instagram.com/p/CqIdYleqeHg/

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  2. O fenómeno do Marketing de Influência realmente ganha destaque no cenário digital, e o caso @cafedebairro é um exemplo fascinante dessa tendência, do qual eu ainda não tinha conhecimento (mas certamente fiquei cativada). A forma como inicialmente se explorou situações do quotidiano do café com humor e ironia, para posteriormente expandir para diversos temas, demonstra que quem é responsável por essa página se tentou adaptar ao seu ambiente e ao seu público-alvo, sendo esta adaptação bastante importante para um negócio, como vimos em Marketing de Serviços.
    O sucesso da página e a própria parceria com marcas mostra como este tipo de conteúdo autêntico e identificável pode ser uma estratégia de comunicação valiosa para as empresas.

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    1. Olá Carolina! Fico feliz por teres gostado da página partilhada 😉

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  3. Olá Francisca, Mariana e Carolina, bem vindas ao blogue! Realmente a atenção hoje em dia é um bem escasso, e os conteúdos baseados no humor como os publicados por influencers e marcas ainda são os que melhor a conseguem captar. O caso da IKEA relatado num post anterior, ou da Control ou da Licor Beirão também se enquadra nesta tendência. Quer o marketing de influência quer o marketing de conteúdo deram temas abordados nas próximas aulas!

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