segunda-feira, 1 de abril de 2024

A nova campanha viral do IKEA - "Don't worry, you can afford it"

A mais recente campanha publicitária da IKEA, intitulada "Don’t worry, you can afford it", apresenta uma abordagem inovadora ao dirigir-se aos donos de animais de estimação, destacando de forma criativa a acessibilidade dos seus produtos. 

Esta campanha, especificamente para o mercado dos Emirados Árabes Unidos (EAU), ilustra os pequenos desastres causados por animais domésticos - como vasos que se partiram misteriosamente e almofadas que simplesmente explodiram - para enfatizar que os produtos da IKEA, além de serem de qualidade, são também acessíveis e facilmente substituíveis.




Através deste conceito original, a IKEA consegue, não só enfatizar a sua posição como marca de valor e qualidade, mas também tocar no crescente fenómeno global das pet moms e pet dads, conectando-se assim de forma eficaz e afetuosa com o seu público-alvo.

Esta campanha, tal como outras já abordadas, têm a capacidade de envolver o público através de conteúdo relatable e visualmente atraente, elementos cruciais para a viralização nas redes sociais. Utiliza o storytelling para criar uma conexão emocional, mostrando compreensão dos desafios cotidianos dos seus consumidores, potencializando a identificação.

Considerando que, nos EAU, o setor dos animais de estimação tem uma avaliação de 300 milhões de dólares e mais de 1.5 milhões de habitantes têm animais de estimação, esta campanha é ouro sobre azul.

Como pessoa que tem um pequeno terrorista em casa, acho que esta campanha está simplesmente genial e faz algo que não vejo frequentemente: envolver animais de estimação em publicidade para além de alimentos. O que acham deste tipo de campanha? Deveria a IKEA aproveitar esta campanha para outros países?

Fontes:

https://adage.com/creativity/work/ikea-shows-its-products-destroyed-pets-cute-campaign-about-affordability/2548761
https://www.theinspiration.com/2024/03/ikea-dont-worry-you-can-afford-it-by-ingo-hamburg/
https://www.trendhunter.com/trends/dont-worry-you-can-afford-it

2 comentários:

  1. Olá, Rita!!
    O teu post é muito interessante e, tal como o IKEA, consegue captar a atenção de pet owners, como eu. É efetivamente uma publicidade muito bem pensada. É muito fácil tornar-se viral, devido ao seu visual e uso de animais fofos a que ninguém resiste. Mas também tem como target este segmento de mercado (pet owners), que habitualmente gasta mais dinheiro em "coisas" para casa, pois tende a ver os seus móveis e decoração estragada mais rapidamente. Assim, estes podem optar pelos produtos do IKEA, pois como são acessíveis, são fáceis e baratos de substituir.
    Quando referiste a raridade de publicidades destinadas a pet owners, que não fossem relacionadas com a alimentação ou produtos diretamente associados aos animais, tentei recordar-me de algo no momento e realmente não me ocorreu nada.
    Fui pesquisar mais sobre o assunto e encontrei uma campanha da Subaru designada "Subaru loves pets". A Subaru fez parceria em 2008 com ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals) e é o seu maior doador corporativo, ajudando assim diversos animais em abrigos, contribuindo para a sua adoção. Esta parceria posiciona a Subaru como uma marca que apoia as causas animais e mostra que tem um impacto real sobre essa realidade. Este posicionamento de marca, como é óbvio, capta a atenção de muitos amantes de animais. Para além disso, a Subaru tem imensos vídeos publicitários chamados "Dog tested. Dog approved.", onde acontecimentos ou situações que fazem parte da nossa vida, são retratadas por cães. Por exemplo, uma família de cães vai no carro, com um cão a conduzir, e quando a música termina, o cachorro vê no monitor e quer que os pais coloquem de novo. De seguida, é dito que um grande ecrã no carro, faz toda a gente feliz- dog tested. Dog approved. São vídeos muito engraçados e que captam sem dúvida a atenção daqueles que amam animais. https://www.subaru.com/our-commitment/love-promise/subaru-loves-pets/video-vault.html

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    1. Obrigada pelo teu comentário Leonor.

      Desconhecia totalmente esta campanha da Subaru, mas achei maravilhosa!

      A única coisa remotamente parecida que conheço foi quando a Mercedes ofereceu uma cadeira de rodas a um cãozinho que ficou paralisado nas patas de trás após um atropelamento (tens o momento disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ww8uUvY0M7Q). Com matrícula personalizada e tudo!

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