sexta-feira, 12 de abril de 2024

Os Animais na Rare Beauty: Agradar uma Geração de Causas Sociais e Éticas

Há aqui alguém que adora maquilhagem? E animais? Eu adoro ambos, mas como é que animais e maquilhagem se podem relacionar?

Não seria de esperar que uma marca de maquilhagem lançasse brinquedos para animais de estimação, pois são duas coisas bastante distantes uma da outra, ou será que não? Se associarmos maquilhagem a animais talvez não seja pelos melhores motivos! 

Testes em animais na indústria da coméstica foram durante muitos anos bastante comuns, mas são cada vez mais questionados! A consciência sobre os perigos a que os animais são sujeitos é cada vez maior, criando consumidores que exigem que as marcas alterem os seus métodos de teste para que continuem a comprar. Por isso, são inúmeras as empresas que já deixaram esta prática, nomeadamente a Avon, a Mary Kay, a Yves Rocher e a Caudalie.

São agora adotados métodos como testes in vitro, o uso de modelos genómicos e computadorizados, e o uso de voluntários humanos. Alguns destes novos métodos chegam ainda a ser mais precisos do que em animais. Tudo isto se deve ao crescente reconhecimento da importância do bem-estar animal e do alcance de práticas mais éticas!

Perante uma sociedade que, em geral, está mais consciente ética e socialmente, temos de destacar a Geração Z. A Gen Z é, sem dúvida alguma, uma geração exigente com as marcas e muito preocupada com causas sociais. Além de confiarem mais em marcas que apoiam as causas certas, confiam ainda mais se a marca mostrar que as suas práticas vão ao encontro daquilo que dizem defender - afastando-se da possibilidade de wokewashing.

Hoje de manhã enquanto fazia scroll no Instagram, deparo-me com o mais recente lançamento da Rare Beauty. Como disse, eu adoro maquilhagem! Mas adoro ainda mais animais!!!! E quando vi isto fiquei apaixonada! (E peço desde já desculpa pela quantidade de imagens, mas não consigo resistir!)

A marca de maquilhagem da Selena Gomez, a Rare Beauty, lançou brinquedos para os nossos queridos animais de estimação! São uma espécie de peluches para os nossos amigos de quatro patas brincarem, mas em forma de glosses, blushes e rímeis...



Claro que a Rare Beauty não fez isto sem dizer o porquê. Por si só lançar brinquedos para animais é incrível e já tinham ganho a minha atenção só por isto! Mas não ficamos por aqui.

Com o lançamento destes brinquedos a marca anuncia que, apesar de nunca terem usado testes em animais, agora juntam-se ao Leaping Bunny Program. Este programa pretende conectar os consumidores com marcas que não testam em animais! A Rare Beauty é agora certificada com o selo Cruelty-Free.




Para mim, é uma grande jogada de marketing. Não só chama a atenção de quem tem animais de estimação e gosta de os mimar, mas também enfatiza que a Rare Beauty não faz animais sofrerem para vender os seus produtos! 

Isto tudo é quase um 2 em 1, visto que além de lançar novos produtos que sabem que vão conquistar os seus consumidores que têm animais, posicionam-se sob uma causa ética muito importante e conquistam a Gen Z. Tudo isto feito pelas redes sociais, com fotos de animais lindos e identificando o Instagram da Leaping Bunny Program, que utiliza muito as redes sociais para se conectar com os consumidores.

Aos amantes de maquilhagem acho super difícil resistir.


E como acredito e espero não ser a única daqui que ama animais, vão ter de me desculpar, mas eu simplesmente não consigo publicar isto no blogue sem deixar aqui mais fotos deste lançamento...

E então, tentados a comprar? Nada me saberia melhor, como fã da marca, do que comprar um brinquedo para o meu labrador que fosse um blush igual ao que eu uso. E, ainda por cima, vindo de uma marca que sei que é Cruelty-Free e vai ao encontro daquilo que eu defendo e exijo como consumidora.

Como dá para comprar cá em Portugal, tenho-vos a dizer que só ainda não confirmei o carrinho porque estou indecisa de qual produto comprar para mim também 😉

Fontes:

https://www.animal-ethics.org/experimentacao-cosmeticos-produtos-domesticos/

https://www.meioemensagem.com.br/marketing/geracao-z-confia-em-marcas-que-apoiam-causas-sociais

https://www.instagram.com/rarebeauty/

https://www.instagram.com/leapingbunnyprogram/

https://www.rarebeauty.com/

2 comentários:

  1. Olá Ana, obrigada pela partilha! Não conhecia a campanha mas despertou-me logo interesse, sem dúvida por incluir tão fofos modelos!
    Excelente forma atrativa e criativa da marca celebrar a nova certificação da Leaping Bunny Program, além de reforçar o seu posicionamento como cruelty-free, foi capaz de desenvolver um novo produto a pensar no fiel companheiro de muitos consumidores da marca. Boa estratégia também de brand activation e eficácia na forma de comunicação, apelando a sentimentos de alegria, confiança e empatia, fortalecendo a relação com o seu público.

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  2. Olá, Ana! Adorei o teu post! Já tinha visto a publicação no instagram da Selena Gomez, mas achei muito interessante a análise que fizeste. É certo que a Geração Z é conhecida pela sua consciência cívica e moral e a Rare Beauty somou muitos pontos junto destes consumidores. Já o blush líquido é um dos favoritos da marca também pela sua acessibilidade, uma vez que as embalagens dos produtos foram desenvolvidas de forma a facilitar o uso pelas pessoas com capacidades motoras condicionadas. Isto tudo para dizer que tal como tu sou mega fã tanto da marca, como da Selena e esta confirmação ainda me faz gostar! Já agora, neste momento já só está disponível no site o Pawfect Strokes Mascara Dog Toy e estou tentadíssima a encomendar para o meu patudo 😄

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