segunda-feira, 6 de maio de 2024

McDonald’s abre o apetite de fãs de anime e mangá em Portugal

A McDonald's Portugal está a unir-se aos fãs de anime e mangá ao dar vida ao universo WcDonald's. A campanha transforma o “M” da McDonald's numa iniciativa que está disponível desde 9 de abril, juntamente com um novo McMenu WcDonald's. Esta iniciativa é uma campanha multimeios e estará presente na televisão, outdoors, digital (redes sociais e banners) e nos restaurantes. Trata-se de uma campanha global do McDonald's que já foi realizada noutros países e agora foi adaptada para Portugal pela TBWA\Lisboa.

A CAMPANHA
A campanha é dedicada aos consumidores da marca que são fãs de anime e mangá e tem como objetivo homenagear o universo WcDonald's, uma representação do McDonald's nas séries japonesas há várias décadas. A iniciativa consiste numa série de quatro episódios de anime e mangá, criada e produzida exclusivamente para a campanha, bem como um McMenu WcDonald's, com um novo Molho “WcDonald's Sweet Chili” e uma embalagem temática.



A PRODUÇÃO
A série foi produzida pelo Studio Pierrot, um estúdio japonês conceituado, e pretende retratar os quatro maiores subgêneros da animação japonesa: ação, romance, mecha e fantasia. Os episódios serão lançados semanalmente, às terças-feiras, na televisão e online, e são protagonizados por personagens únicos, numa aventura envolvendo os “WcDonald's Chicken McNuggets” e o Molho “WcDonald's Sweet Chili”.

Tominaga (Estúdio Pierrot) :

Acho que este é um título voltado para pessoas que assistem Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba e Jujutsu Kaisen, então espero que possamos fornecer animações e histórias de alta qualidade num curto período de tempo e, ao mesmo tempo, aumentar o poder da marca do estúdio .


OS MENUS
A grande novidade do McMenu WcDonald's é o novo Molho “WcDonald's Sweet Chili”, desenvolvido exclusivamente para a campanha, numa edição limitada. O McMenu está disponível nos formatos McMenu e McMenu Grande e inclui também 10 McNuggets, bebida e batata. O Molho “WcDonald's Sweet Chili” também pode ser consumido com outros produtos McDonald's. As embalagens personalizadas apresentam ilustrações inspiradas nas animações japonesas, criadas pelo icônico ilustrador de mangá, Acky Bright. As embalagens WcDonald's serão utilizadas em todos os produtos McDonald's durante o período da campanha, com o objetivo de atingir os fãs de animação e os consumidores japoneses da marca.


“Estamos muito entusiasmados com o lançamento desta campanha porque nos trazem para a realidade um universo que já existe há muitos anos e que foi inicialmente criado pelas séries japonesas. É uma oportunidade única para estabelecermos uma ligação emocional com os fãs de anime e da marca, e estimular que o McDonald's esteja atento aos interesses de todos e que experimente experiências únicas aos consumidores.”

Sérgio Leal, Diretor de Marketing da McDonald's Portugal

Já experimentaram?

Fontes:

https://www.distribuicaohoje.com/retalho/universo-anime-mcdonalds/

https://www.meiosepublicidade.pt/2024/04/12/studio-pierrot-produz-filmes-da-nova-campanha-global-da-mcdonalds-com-video

4 comentários:

  1. Marina gostei. a inovação para envolvimento dos consumidores. lembrei-me da presença da Mcdonalds no Metaverso https://exame.com/future-of-money/mcdonalds-mcnuggets-land-metaverso-recompensa-criptomoeda/

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  2. Que bom que publicaste sobre isto, Marina! Já tinha reparado nesta campanha, na verdade é bastante chamativa, mas não estando por dentro do tema, não percebia as motivações (não farei parte do target certamente). Muito interessante a dedicação da marca em chegar aos fãs de mangá e anime, e bela homenagem ao universo WcDonald's ! Uma boa forma de estabelecer conexões emocionais com os consumidores e deixar na sua memória uma imagem positiva.

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  3. Que publicação atual!! Há algumas décadas que a McDonald’s é referenciada em séries de anime como “WcDonald’s” . Desta forma, com esta campanha direcionada aos fãs de anime, a McDonald’s incorpora o M invertido no nome, potenciando uma maior identificação e ligação com a cultura japonesa e com as pessoas que consomem este tipo de animação. Uma ótima estratégia de marketing que junta a gamificação já que os consumidores têm a possibilidade de adquirir uma tshirt WcDonald’s e um Tote Bag WcDonald’s através de pontos na App McDonald’s, e ainda toda a potencialidade do merchandising exclusivo WcDonald’s :) Obrigada pela tua partilha

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  4. O meu irmão mais novo é um grande fã de animes, e ficou entusiasmado com esta campanha (suponho que tenha resultado :) )! Esta campanha é uma excelente demonstração de como as marcas podem ser criativas e autênticas ao se conectar com públicos específicos por meio da cultura popular. A introdução do novo Molho “WcDonald's Sweet Chili” como parte do McMenu WcDonald's é uma maneira inteligente de conectar a temática do anime e cultura asiática aos produtos da McDonald's, proporcionando uma experiência personalizada e divertida para os consumidores.

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