sábado, 24 de maio de 2025

O Humor do Duolingo

O humor digital, sobretudo na forma de memes, tornou-se uma ferramenta poderosa do marketing. Este aproxima as marcas dos consumidores e cria laços que vão além da transação comercial. Um dos exemplos mais emblemáticos desta tendência é o Duolingo, uma aplicação de aprendizagem de línguas que transformou um meme num verdadeiro pilar da sua estratégia de comunicação.



A coruja verde do Duolingo, Duo, começou como mascote e evoluiu para meme, retratada como "ameaçadora" por perseguir utilizadores que falhavam lições diárias. Em vez de ignorar essa imagem criada pelos fãs, a empresa decidiu adotá-la e amplificá-la. No TikTok, o Duo aparece em vídeos a dançar, repreender utilizadores ou "invadir" espaços, sempre com um tom irónico. 

Assim, a marca abandonou o discurso corporativo e passou a comunicar como um utilizador da internet, dominando a linguagem e o humor digitais. Porém, esta estratégia não se ficou pelo online, o Duolingo lançou produtos físicos, como peluches e roupa, que exploram frases virais e a estética da personagem. 

Um momento marcante foi um rumor viral sobre a "morte do Duo", através de um vídeo satírico. A reação da marca, com conteúdos humorísticos a "desmentir" a notícia, aumentou o engagement e reforçou o carinho dos fãs pela personagem.

O caso da Duolingo demonstra como o humor, quando bem integrado, pode gerar valor real. O meme deixou de ser brincadeira e tornou-se estratégia.


Fontes:

https://exame.com/marketing/como-o-duolingo-transformou-uma-coruja-debochada-em-viral-na-web-e-atraiu-50-milhoes-de-clientes

https://valor.globo.com/empresas/marketing/noticia/2025/02/12/entenda-o-que-aconteceu-com-o-duolingo-e-sua-mascote.ghtml

https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2025/02/duolingo-anuncia-morte-de-mascote-em-acao-de-marketing-nas-redes-sociais-confira-reacoes.ghtml

4 comentários:

  1. Bom post Francisca! É de facto interessante como uma marca/empresa, cujo o principal objetivo é ajudar as pessoas na aprendizagem de novos idiomas, consegue pensar fora da caixa e aproveitar da melhor forma o mundo do digital. E sem dúvida os memes são algo que tem impacto hoje em dia, principalmente porque "jogam" muito com os consumidores (das redes sociais e não necessariamente da marca) que, sem se aperceberem, estão a promover a empresa e a fazer chegar a sua imagem a um grupo muito maior de pessoas do que as que efetivamente procuram aplicações para aprender novos idiomas. Penso que se mais marcas conseguissem aproveitar o digital como a Duolingo, podiam "rebentar a bolha" e atingir um público muito mais extenso e diversificado.

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  2. Excelente análise, Francisca! O Duolingo é um ótimo exemplo de como uma marca pode transformar o humor e os memes numa estratégia eficaz de comunicação. Ao abraçar a imagem criada pelo público, conseguiu gerar engagement real e reforçar a identidade da marca. É a prova de que, quando bem usado, o humor pode ser uma ferramenta poderosa no marketing digital.

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