domingo, 4 de maio de 2025

Quando a criatividade ilumina a escuridão

No passado dia 28 de abril, um apagão de grandes proporções deixou a Península Ibérica às escuras, afetando milhões de pessoas e serviços essenciais, como transportes, comunicações e abastecimento de água. No meio do caos, algumas marcas aproveitaram para transformar a adversidade vivida em oportunidade de marketing, lançando campanhas e fazendo posts criativos nas redes sociais que rapidamente se tornaram virais.

Apesar das limitações de energia e comunicação, marcas como a Rádio M80, Control, Rádio Comercial, Odisseias e destacaram-se pelos seus posts oportunos e bem-humorados. Estas marcas demonstraram efetivamente agilidade e criatividade ao transformar um contratempo em oportunidade de marketing nas redes sociais, aproveitando o momento para reforçar a sua presença junto dos consumidores e, ao mesmo tempo, proporcionar algum alívio, em forma humorística, a toda a população afetada.



















Este tipo de ação mostra a importância da agilidade das marcas no que toca ao marketing digital. Num mundo onde o conteúdo se move à velocidade da luz (ou da sua ausência), a capacidade de reagir em tempo real, com tom certo e criatividade, pode ser decisiva para a notoriedade de uma marca. Mais do que simples piadas em momentos de crise, estas campanhas pontuais revelam algo essencial: os consumidores valorizam marcas com personalidade, com sentido de oportunidade e, acima de tudo, com empatia.

Estes são exemplos perfeitos de real-time marketing, uma abordagem que exige não só rapidez mas também sensibilidade. As marcas que souberam tirar partido do apagão foram aquelas com equipas preparadas para reagir em tempo real. Apesar da situação de incerteza vivida, as mensagens transmitidas por estas marcas mantiveram-se respeitosas, sem nunca desvalorizar o impacto que a situação teve, sendo a ideia a de trazer leveza num momento de tensão.

Estes posts geraram não só engagement (gostos, comentários e partilhas) como também brand awareness de uma forma orgânica. Em feeds naturalmente saturados de publicidade, estas mensagens destacaram-se pela autenticidade e principalmente pelo timing.

O apagão provou que, mesmo quando a eletricidade falha, o marketing não precisa de parar — basta uma boa ideia para acender a ligação com o público

Desta forma, poderá ser um momento oportuno para várias outras marcas refletirem: que tipo de conteúdo orgânico pode uma marca criar em resposta a eventos inesperados?



Fontes:


1 comentário:

  1. Olá Teresa, muito bom post! Acredito que estas ações de marketing foram muito bem executadas. Primeiramente, a situação demonstrou mais uma vez como é possível fazer marketing em tempo real, e como esta ferramenta é uma forma poderosa para que as empresas se conectem com os seus consumidores. Trazer autenticidade e humor num momento de crise reforça a relevância e a empatia com o público. Mas, além disso, acredito que estas ação de marketing reforçaram a imagem da rádio, que nos últimos tempos se tornou num meio de comunicação com menor audiência com a ascensão da televisão, e, mais recentemente, da internet e redes sociais. Num momento em que mais nenhum meio de comunicação funcionava, a rádio entretia, reconfortava e informava a população. Assim, acredito que este evento, mais esses posts com humor informaram e relembraram a população que a rádio ainda é um meio de comunicação útil e valioso na vida das pessoas, mesmo quando não se faz luz!

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