O Dia da Mãe está a chegar, mas será que todas as marcas estão a comunicá-lo da melhor forma?
Nesta época somos inundados com campanhas publicitárias nas
redes sociais e caixas de entrada. No entanto, para muitas pessoas, esta data
pode ser emocionalmente difícil. Cientes disto, muitas marcas têm vindo a
repensar a forma como abordam esta celebração, e a Rituals é um excelente
exemplo de como o marketing pode ser sensível e responsável.
Em vez de forçar uma mensagem de "Feliz Dia da
Mãe" a todos os seus consumidores, a Rituals envia por e-mail uma simples
opção: cancelar a receção de mensagens publicitárias relacionadas com o Dia da
Mãe, sem, no entanto, precisar de deixar de receber outras comunicações, como
demonstrado na imagem.
E como é que os consumidores têm respondido a esta
abordagem? Muitos têm expressado a sua satisfação. Um exemplo claro é uma
publicação nas redes sociais de uma consumidora que se sentiu emocionada pela abordagem
da Rituals.
Este exemplo levanta uma questão importante: como é que podemos ser mais responsáveis e sensíveis nas campanhas que fazemos? O marketing empático é uma tendência crescente no mundo digital. Para além de vender, trata-se de ouvir, entender e responder às necessidades dos consumidores. No fundo, é assim que se constroem verdadeiras relações.
Fontes:
Olá Margarida, muito bom post! Achei a tua publicação muito bem observada e relevante. Esta estratégia de marketing foca-se em entender um sentimento válido no Dia da Mãe, e tomar atitudes que deixem todas as pessoas confortáveis, sendo, portanto, uma estratégia de marketing empático muito bem executado. Acredito que as estratégias de marketing que vão além da simples publicidade de um produto/ serviço, e conseguem reforçar a identidade da marca, mostrando valores como a proximidade e respeito são aquelas que efetivamente conseguem criar um valor real na relação com o consumidor. É um exemplo de conexão para com o cliente, onde a Rituals conseguiu fugir do marketing no formato comum de Dia da Mãe e pensou em como estas estratégias afetam todos os seus clientes, não deixando nenhum de fora.
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