terça-feira, 6 de maio de 2025

Um Porto-Riquenho a conquistar a Europa

No último fim-de-semana as redes sociais pararam. E perguntam “Porquê?”, porque duas cadeiras de plástico brancas foram colocadas e fotografadas em frente ao Estádio da Luz.

É verdade, nunca duas cadeiras de café deram tanto que falar. Tudo porque são os principais elementos da capa do último álbum do artista Bad Bunny.

De facto, nos últimos dias uma foto que mostrava essas duas cadeiras começou a ser compartilhada e espalhada por toda a internet, o que foi suficiente para os fãs de Bad Bunny invadirem as redes sociais com especulações sobre uma eventual passagem do artista por Portugal durante a digressão "DeBÍ TiRAR MáS FOToS".

O cantor em questão é o terceiro artista mais ouvido em todo o mundo no Spotify, no entanto este nunca esteve a atuar em Portugal. A sua estreia em território nacional esteve anunciada e marcada para o Primavera Sound Porto em 2020, mas, devido à pandemia, a mesma foi cancelada. Este é também um dos motivos que levou a toda a euforia nas redes sociais.

Esta situação demonstra o poder que o Marketing Digital pode ter num mercado como o da música. De facto, a publicação por parte do Benfica da fotografia mencionada anteriormente, foi já uma estratégia de Marketing para criar hype em torno da possibilidade de haver este concerto. Além disso, o próprio Bad Bunny usou das suas redes para estimular este buzz, não só em Portugal, mas em toda a Europa, uma vez que, ainda antes destas imagens, o mesmo alterou repentinamente o nome da música “Europa :(“, lançada em 2023, para “Europa :)”. Isto foi o suficiente para levantar suspeitas junto dos fãs mais atentos.

E as teorias estavam corretas. Foi já anunciado e confirmado que no dia 26 de maio de 2026 Bad Bunny vai-se estrear em Portugal no Estádio da Luz. Os bilhetes ficarão à venda já no dia 9 de maio deste ano e agora surge a questão: depois de todo o alarido causado entre o publico português, em quanto tempo será que vão esgotar os bilhetes? Têm apostas?


Fontes:

https://www.publico.pt/2025/05/05/culturaipsilon/noticia/confirmase-bad-bunny-concerto-portugal-2026-2132020

https://www.nit.pt/cultura/bad-bunny-vem-mesmo-portugal-e-ja-sabemos-data-concerto

https://sicnoticias.pt/cultura/2025-05-05-bad-bunny-atua-no-estadio-da-luz-a-26-de-maio-de-2026-36e77776

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/bad-bunny-atua-em-maio-do-proximo-ano-no-estadio-da-luz-em-lisboa_n1652478

https://www.instagram.com/badbunnypr/

4 comentários:

  1. Olá Helena. Não apostei mas não adivinhava. 600 mil bilhetes num dia, com os mais económicos a esgotar em 30 minutos. Não foram só duas cadeiras. Foi uma campanha muito bem planeada com a fusão de crossmedia e easter eggs. Em vários canais o artista foi deixando pistas, como se gamificasse a sua campanha num jogo de caça ao tesouro. Duas peças de plástico que vão render muito papel.

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  2. Adorei, Helena! Este é mesmo um ótimo exemplo de como o marketing com easter eggs pode funcionar tão bem. Basta deixar umas pistas aqui e ali e, de repente, há uma legião de fãs a juntar peças como se fosse um jogo. É incrível ver como duas cadeiras conseguiram gerar tanto entusiasmo.

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    1. Concordo plenamente, acredito que esta trend começada (creio eu) pela Taylor Swift de artistas que deixam easter eggs para os seus fãs mais atentos veio para ficar. Já que estas criam um engagement permanente por parte de fãs que depois se sentem ainda mais recompensados quando as suas suspeitas se tornam realidade e mesmo se não se tornarem as pessoas divertem-se na mesma a tentar.

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  3. Helena, esta publicação está simplesmente genial! 👏 Mostra de forma clara e envolvente como o Web Marketing pode transformar algo tão simples como duas cadeiras numa ação viral com impacto real. Um ótimo exemplo de como o storytelling, o timing e o poder das redes sociais podem levar a resultados muito positivos.

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