segunda-feira, 30 de maio de 2011
Social CRM (Parte II)
Sneakerpedia
Esta medida permitirá à Footlocker saber quais os modelos preferidos dos seus clientes, de forma a adequar os seus stocks.
Este é o vídeo promocional do Sneakerpedia:
Democracia real...ou digital?
Se esta tendência é bem visível nos padrões de consumo e na forma de se relacionarem com as marcas (veja-se por exemplo o crowdsourcing, o marketing viral /tribal ou o P2P), também é cada vez mais verdade a nível da sociedade em geral.
Um bom e recente exemplo é o das manifestações em Madrid, que se alastraram a cerca de 60 cidades espanholas e foram convocadas para cerca de 30 cidades estrangeiras, incluindo Lisboa e Porto (listadas no site http://www.tomalaplaza.net/).
O movimento "Democracia Real Ya", mais tarde baptizado de 15M (alusivo ao dia 15 de maio, quando começou) foi o grande impulsionador, através das redes sociais, já depois do mesmo ter acontecido nos países do Norte de África e de Portugal (que, apesar de ter menor dimensão do que Espanha, foi pioneiro em 12 de Março). Foi até criado pelo movimento um canal de televisão na Internet, o SolTv.tv, que acompanha tudo o que se passa na "acampada" da Puerta del Sol. O número de visitas à página do canal, motivado pelos crescentes comentários no Twitter e no Facebook levou os criadores da iniciativa a ponderar utilizar outro servidor para evitar que as transmissões falhassem.O Maio de 68 dá lugar ao Maio de 2011. A geração net parece saída dos anos 60. Mas agora com a capacidade mobilizadora das redes sociais. O poder do consumidor aumenta. E o dos cidadãos também. O movimento já contribuiu para os resultados das eleições municipais e regionais em Espanha. Como antes outros conduziram à queda de regimes no Médio Oriente. Reagirão os políticos como a Ensitel?...
Como o Youtube e Facebook conseguem espalhar o "valor" de uma marca
Luís Bessa Monteiro
E se você pudesse convidar os seus amigos para um evento via Facebook, apenas abrindo uma Heineken?
Novamente a Heineken... e a tecnologia das redes sociais direccionada para momentos de degustação!
Dois estudantes de publicidade da Miami Ad School de Hamburgo, desenvolveram o projecto “Heineken The Invite”, que resultou de uma combinação entre consumo e redes sociais. O seu funcionamento, na teoria, é simples: Foi criado um abre cápsulas, personalizado, com uma conexão à respectiva conta do Facebook via Bluetooth. Assim que se abre a Heineken gelada… automaticamente é criado um evento no Facebook, convidando os amigos a partilhar a sua cerveja Heineken! Quanto mais amigos forem convidados, mais hipóteses existem de se ganhar uma grade de Heineken, a ser entregue no fim-de-semana seguinte!
É certo que motiva muitos utilizadores do Facebook a divulgar a marca… Inteligente! Falta saber como a Heineken tem conhecimento de que realmente consumimos uma Heineken sempre que se utiliza o “seu” abre cápsulas :-)
Vejam o vídeo:
sábado, 28 de maio de 2011
Doping... e o lado negro da internet.
O tráfico e o consumo de produtos dopantes são proíbidos, mas as sanções são dirigidas apenas aos desportistas federados. Os outros, não vivem à margem da lei, porque os desportistas amadores não são contemplados no decreto de lei que regula o doping em Portugal (é estranho perceber isto).
A internet é uma boa fonte não só para comprar tudo o que é preciso, mas também para trocar ideias e ficar mais informado. Há chats onde se trocam opiniões sobre "as melhores doses", para se conseguir atingir "os melhores resultados", contendo fotos dos melhores locais no corpo para introduzir o doping, e até ensinam como injectar as substancias."... introduzir a agulha com rapidez e firmeza, com um angulo de 90º... aspirar para ver se não atingiu um vaso sanguíneo... injectar o líquido vagarosamente...", explica um site aos que têm medo de se dopar...
O doping, e as suas susbtâncias relacionadas, encontram-se à venda na internet de forma muito banal... basta uma pesquisa num qualquer motor de busca, para encontrar-mos várias páginas que promovem a informação e a comercialização destas substancias de forma ilegal, constituindo uma ameaça à saúde daqueles que optam por esta via para aumentar o desempenho atlético. Será que a compra de medicamentos online é segura?? mesmo que uma farmácia tenha autorização do infarmed para vender medicamentos online, há sempre "medo"...
A título de vários exemplos que eu podia citar aqui, temos LaShawn Merrit, que chegou a ser campeão olímpico (Pequim, 2008) e mundial de 400metros (Berlim, 2009). Merrit foi alvo de 3 controlos de doping positivos. Ele deu a desculpa esfarrapada de que comprou na internet um produto para aumentar o tamanho do pénis, que continha uma substancia proibida no desporto... como é obvio, esta desculpa não convenceu ninguém, e Merrit foi suspenso...
Social CRM
sexta-feira, 27 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Solidariedade na Internet
A ideia continua ser a de doar produtos só que aqueles que não podem deslocar-se às superficies podem efectuar o seu donativo atráves da internet, aqui.
Ao escrever este post, estou a contribuir para o word of mouth :)
Mais uma vez a Web mostra o seu poder!
terça-feira, 24 de maio de 2011
Mercedes Tweet Race 2011
Fonte: http://www.guapacho.net/twitter-la-nueva-gasolina-de-mercedes/
Old Spice – uma campanha viral
A marca Old Spice criou uma campanha que veio revolucionar as redes sociais. “The man your man could smell like”, assim se intitula a campanha, teve início com um vídeo promocional, onde o actor Isaiah Mustafa, usando apenas uma toalha de banho, se move por cenários insólitos com um frasco de gel de banho masculino.
Nos primeiros três meses de 2010 a Old Spice verificou que 75% das conversas na Internet sobre esse tipo de produtos incidia sobre a sua campanha. Surgiram ainda vários vídeos produzidos pelos próprios consumidores e a campanha acabou por “saltar” da internet para a rua.
O sucesso do primeiro vídeo deve-se, sobretudo, ao buzz nas redes sociais. Assim, a estratégia da Old Spice passou pelo lançamento de uma nova campanha que interagia com o público, através de respostas a questões colocadas no Facebook e Twitter, entre outras, e pela criação de novos vídeos com mensagens pessoais, cómicas e originais.
Nos primeiros seis meses após o lançamento do primeiro vídeo, a campanha contabilizou 1,4 mil milhões de publicações na rede, e as vendas aumentaram 27% em relação ao ano anterior.
Através de uma campanha de marketing viral, a Old Spice conseguir alcançar grandes resultados, comprovando o sucesso dos vídeos e convertendo Word of Mouth gerado em vendas.
Metrohm em Portugal
segunda-feira, 23 de maio de 2011
"e-G8 Reúne donos da Net
Resolver conflitos em "e-commerce"
A nova plataforma vai permitir resolver litígios relacionados com a interpretação, validade e execução de contratos electrónicos e conflitos emergentes da protecção dos direitos dos consumidores em transacções online. A DECO também está associada ao projecto!
O centro de arbitragem será o único completamente virtual.
in jornal Metro
Mundo Digital para todos, até gatos
A Friskies, marca de comida de gato, lançou agora três jogos para os tables e outros dispositivos touchscreen. Mas este jogos não são para os humanos, foram especialmente feitos para os gatinhos, e existe o Cat Fishing, Tasty Treasures Hunt e ainda Party Mix-Up.
De acordo com a Friskies, os jogos foram pesquisados e testados para apelar ao gosto dos gatos - "The colors, movement, and game-play have been researched and tested for maximum feline fun".
Os jogos estão disponíveis em Gameforcats.com.
Quais serão as razões para isto ter acontecido?
- Os gatos estão mais exigentes?
- Nicho de mercado felino?
- Os donos precisam de ter sempre novas experiências?
- Mundo digital está mesmo acessível para todos?
- Ou será apenas uma maneira de interagir com os donos de modo a que estes recordem a marca do jogo que o seu gato mais admira?
domingo, 22 de maio de 2011
Microsoft compra Skype
sábado, 21 de maio de 2011
Lado menos positivo do Facebook
Então o novo estudo vem mostrar que os utilizadores do Facebook deixam de permanecer fieis às paginas que inicialmente tinham gostado, quando estas páginas (das suas marcas favoritas) começam a ficar chatas e a publicar muitos posts.
O Facebook, ou melhor, as marcas que utilizam esta rede social, terão de ter muito cuidado e ter uma verdadeira estratégia - será que devem postar todos os dias com o objectivo de permanecer na mente do consumidor, ou será que o devem fazer mais raramente para não irritar os seus fãs? É óbvio que tudo depende da marca de que se está a tratar, mas uma coisa é certa, não é fácil lidar com esta questão!
Alguns dados do estudo da ExactTarget e CoTweet:
- 44% dos consumidores norte-americanos entrevistados marcaram como "Dislike" uma página no Facebook caso ela tivesse postado com muita frequência;
- 38% dos entrevistados disseram que não gostavam de páginas com conteúdo repetitivo e enfadonho;
- 26% dos entrevistados disseram que só "gostavam" de uma empresa para aproveitar alguma promoção que estivessem a oferecer.
A Música chegou às Nuvens
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Seminário "Marketing Mobile Apps"
quinta-feira, 19 de maio de 2011
E-commerce
Achei interessante este video, por detectar nele algumas das novas tendências e novos conceitos que são abordados por nós e ainda abstractos para a maioria da população:
1) Produtos diferenciados e as melhores experiências com descontos e promoções: proporcionar, à geração net, um leque de produtos personalizados e sensações únicas, tendo em conta o seu nível de vida, oferecendo-os a preços com descontos (muitos deles possiveis devido à publicidade);
2) Canal de distribuição para promover (nova forma de comunicação) - Compras agregadas: impulsionar o consumo do seu produto/ serviço com intenção de gerar buzz positivo e word-of-mouth, além da compra repetida por parte do consumidor (trysumers);
3) Sellsumers: o comércio electrónico faculta o surgimento de novos empreendedores permitindo que estes cheguem a nichos de mercado e aproveitem sectores pouco explorados.
Identificam mais algum?
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Influência do Facebook chega ao Registo Civil em Israel
Eles justificam-se com facto de se considerarem "Like" como o "equivalente moderno da palavra «Amor» (Ahava em hebraico)". Uma forma de adoração à sua nova filha dizem eles...
E segundo a notícia do Sol, os gostos estranhos do casal pela nomenclatura dos seus descendentes já tem antecedentes, pois têm 2 filhas mais velhas chamadas Pie (tarte em inglês) e Vash (mel em hebraico)! E eu que pensava que o Beckham e a Victoria eram extravagantes...
terça-feira, 17 de maio de 2011
Rock in Rio nas redes sociais
EUA apresentam nova "estratégia para o ciberespaço"
"Queremos fazer mais coisas em conjunto a fim de proteger a vida privada e garantir a liberdade de expressão, de reunião e de associação online, da mesma maneira que o fazemos fora da rede", declarou a secretária de Estado, Hillary Clinton, ao apresentar o projeto.
A proposta, um documento de 25 páginas intitulado "Estratégia Internacional Americana para o Ciberespaço", tem prefácio escrito pelo presidente Barack Obama, que diz: "podemos trabalhar em conjunto para construir um futuro no qual o ciberespaço seja aberto (...) seguro e confiável".
A estratégia é baseada em sete medidas básicas, entre elas a promoção da liberdade de expressão na internet, um compromisso financeiro destinado a fomentar a inovação e os negócios online, e a defesa do direito autoral.
O plano prevê ainda melhorar os mecanismos de combate aos crimes cometidos no ciberespaço e uma maior cooperação "para enfrentar de maneira mais eficaz as ameaças na Internet".
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Ideias brilhantes... ou talvez não!
E para os que se lembram, quem nunca pensou que podia também ter inventado algo tão simples e com tanto sucesso? Pois fiquem de consciência tranquila, porque tudo isto já tinha sido pensado e criado antes de ter o sucesso que tem hoje, e de acordo com a história acabou por não resultar...
Parece que não basta ter uma boa ideia e algum dinheiro para a concretizar, e falando de negócio electrónico é preciso muito mais do que isso como podemos comprovar através destes exemplos. É que na altura em que estas ideias surgiram os seus criadores estavam demasiado à frente no tempo para a sociedade, ou então não foram capazes de as massificar, ou simplesmente cometeram erros que se pagam caro...
Mas encarando as coisas pelo lado positivo, é muito provável que nos dias de hoje tenhamos um conjunto de condições sociais que proporcionam muito mais facilmente a geração e desenvolvimento deste tipo de negócios. Pelo menos eu acredito nisso! E vocês, concordam comigo?
É preciso dar um pouco mais de crédito a Mark Zuckerberg, do que apenas olhá-lo como um plagiador sem escrúpulos!
http://www.businessinsider.com/startup-failures-2011-5
domingo, 15 de maio de 2011
Lazy Beggars
sábado, 14 de maio de 2011
Kork - Ipad
Vídeo killed the cinema star?
O catálogo resulta de parcerias estabelecidas com os maiores estúdios de Hollywood. Se não podes vencê-los, junta-te a eles? A indústria cinematográfica está desesperada. Por mais anúncios que lancem a criticar ferozmente a pirataria online, está cada vez mais difícil convencer o público a pagar entre cinco a seis euros por algo que é tão fácil, ainda que ilegal, conseguir de graça. Mesmo o argumento de que a experiência de visionamento numa sala de cinema não é a mesma está a começar a perder força face à evolução tecnológica que se tem registado nos sistemas de home video. E não é preciso pagar por cada vez que se tira um DVD da caixa. Continua a não ser exactamente o mesmo, mas é complicado colocar um preço na magia do cinema. As recentes incursões pelo 3D são vistas como uma forma de levar o consumidor a pagar bilhete pela experiência total. A que agora se junta a possibilidade de aluguer no Youtube.
Vídeo killed the cinema star?...
Lady Gaga promove novo disco numa edição especial do Farmville
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Auto cinema Coca Cola na Colômbia
Tendo em conta que a cidade capital da Colômbia (Bogotá D.C) tem grandes problemas de mobilidade, vejam a continuação a iniciativa que a Coca-Cola desenvolveu para dar um momento de felicidade aos colombianos presos no trânsito na hora de ponta.
(vídeo viral no Twitter e no Facebook dos Colombianos- Campanha BTL - Below the line)
terça-feira, 10 de maio de 2011
Plano B! contra a crise
Partindo da inspiração na actual situação do País, a marca de bebidas B!, detida pela Sumol + Compal, avançou com uma campanha em que apresenta o Plano B! contra a Crise. “Bebe B! dos Bosques a ver se a crise dá de frosques” é o desafio que a insígnia lança aos portugueses numa iniciativa que se faz acompanhar do lançamento do novo sabor da bebida, B! Frutos dos Bosques. O traço manuscrito presente no packaging procura reflectir a ideia de quem está a traçar um plano… B! contra a crise.
Incentivar os jovens a arranjar um emprego de Verão e contribuir, assim, para o aumento da produtividade no País é o objectivo do projecto. Desta forma foi criada, em parceria com o Sapo Empregos, uma bolsa de empregos online, que estará disponível na página de Facebook da marca.
A campanha já arrancou em televisão, com vídeos que retratam num tom humorístico o testemunho de três jovens que, com a ajuda de B! dos Bosques e do plano B! contra a crise, arranjaram empregos de Verão… sui generis. A comunicação em televisão, patente durante todo o mês de Maio, será acompanhada pela presença numa rede de mupis e acções no ponto de venda. A segunda vaga da campanha regressa em meados de Julho e até ao final do Verão, sendo complementada com acções de sampling que pretendem dar a conhecer o novo sabor. A iniciativa assentará também numa plataforma online no Facebook.
Vídeos: http://aeiou.expresso.pt/refrigerante-quer-combater-a-crise-com-empregos-de-verao=f646651
Sensorium
A Microsoft venceu na batalha contra o Facebook e o Google pela compra do Skype
A Microsoft anunciou hoje que foi aprovada a compra do Skype para entrar à empresa como mais uma unidade de negócio. O valor da compra é histórico: 8.500 milhões de dólares (aproximadamente 6.000 milhões de euros), sendo a maior operação que a Microsoft tem feito até a data.
Reconhece-se o sucesso do Skype, mas também se reconhece que por causa da tendência da maior parte dos usuários a usarem só os serviços básicos (...que são gratuitos), no ano 2010 acumulou 6,9 milhões de perdas. No entanto, a idéia é aumentar a visibilidade da Microsoft nos sistemas de comunicação através da Internet, além disso, o Skype vai adoptar diferentes plataformas como o Outlook, o Kinect ou o Xbox da Microsoft pretendendo ser mais uma motivação para as vendas dos smartphones com o sistema operacional Windows 7, que ainda não tem muito sucesso no mercado.
Vamos aplicar os conhecimentos que aprendemos nas aulas...
Vejam os nossos argumentos e deixem os seus comentários, críticas e sugestoes no post da Sara Torres no dia 05/05/2011.
Obrigada,Gracias, Thanks,Grazie, Dank ...
segunda-feira, 9 de maio de 2011
BMW e-commerce pelo ebay
Pois é, a BMW está a lançar uma loja no eBay do Reino Unido para atender à procura dos seus clientes que querem comprar as peças originais e de forma online!
Assim, a partir de hoje, 'BMW Direct' venderá peças e acessórios, que antes só estavam disponíveis para compra na rede de concessionários da BMW.
Carl Sanderson, manager de pós-vendas da BMW disse:"Nós reconhecemos que existem clientes que desejam comprar produtos da BMW, mas não querem deslocar para um concessionário BMW para fazer essa compra, vemos o eBay como a solução perfeita para eles".
Ele acredita que "Ao adoptar esta abordagem mais moderna, podemos envolver e satisfazer um número de clientes adicionais através do novo canal de oferta para a BMW".
Como nada pode ser feito por puro instinto, e de acordo com o eBay, as peças de motor e acessórios são umas das categorias mais populares entre os seus 96 milhões de usuários.
Agora a minha pergunta é: Será que a BMW tomou uma boa opção ao tentar o comércio online para estas peças e acessórios? Ou será que estamos a tirar pessoas dos concessionários?
domingo, 8 de maio de 2011
Os futuros consumidores
E estas foram as conclusões, que a mim me parecem mais as da geração actual:
São jovens com melhor acesso a ferramentas de poder.
Procuram liberdade para decidir o futuro. São exigentes, informados e céticos.
Os adultos de amanhã não serão facilmente convencidos. Para conquistar sua confiança, as empresas terão de ser transparentes e alinhadas aos seus valores.
É uma geração imediatista, que sonha pouco e alcança objetivos com facilidade. O atual conceito de realização pessoal, focado na profissão, será coisa do passado. Dará lugar à figura do sujeito que domina a sua vida e seu tempo. Trabalha no que gosta e quer fazer do hobby fonte de rendimento.
É uma geração globalista, pois vive o conceito plenamente e constrói relações pautadas na ausência de fronteiras. Os outros países não são meros destinos turísticos. Viajam para se qualificar, ampliar conhecimentos e trocar valores.
O consumo consciente será uma preocupação crescente nas classes mais altas e a forma como as marcas lidam com justiça social e respeito ao ambiente pesarão na decisão de compra. Criativos, serão experts em identificar novas oportunidades, carreiras e nichos de negócios inéditos.