Existem vários fatores que podem determinar o sucesso de um
produto. Esta infografia mostra como as cores podem ter grande impacto no reconhecimento
das marcas e como podem ser decisivas no momento da compra. Daí que sejam considerações
importantes a ter quando se cria uma página online, para promoção de produtos
ou serviços. A escolha de cada cor deverá ir de encontro ao impacto desejado.
Note-se que este estudo adianta que 80% do reconhecimento
de uma marca vem da sua cor.
Outro ponto interessante é que as cores diferem no
impacto, de localidade para localidade. As que impulsionam a compra nos EUA não
serão as mesmas que na India, por exemplo.
42% dos utilizadores online definem as suas opiniões
acerca de um website com base no aspeto deste e 52% se não gostarem não
regressam ao site. A rapidez e a eficácia do site são outros fatores decisivos
para que os utilizadores voltem ao website e efetivem as suas compras.
Este post acerca da cor fez-me lembrar um trabalho que li há pouco tempo acerca do Marketing dos sentidos e do caso prático da Casa da Música. A cor, além da iluminação, forma e das fontes, é um dos elementos primários ou até mesmo um dos pilares do sentido da visão, pelo que os marketeers utilizam bastante este elemento para influenciar as percepções do consumidor. De facto, A Visão é o sentido que mais se sobrepõe aos outros sentidos e curiosamente, baseado num estudo, concluiu-se que os consumidores atribuem a pontuação de 58% relativamente á importância do sentido da visão, atribuindo depois menores percentagens e importância aos outros sentidos.
ResponderEliminarPois, 83% da informação retida pelo consumidor é oriunda da visão, tendo esta um poder de persuasão mais emocional do que lógico (Lindstrom, 2005).
• Cores quentes e vivas: laranjas, vermelhos, amarelos e castanhos
1 Estimulam o consumidor, tornando-o mais activo, curioso e espontâneo
2 Incentiva a compra por impulso
3 pontos de venda de bens e serviços com menor risco
• Cores frias: azuis, verdes e violetas
1 descontraem e acalmam o consumidor mas torna-o menos atento
2 maior risco na compra /maior reflexão para a decisão de compra
3 bens duráveis e envolventes (produtos financeiros, seguros, informática, reclamações, casa, serviço pós-venda etc.),
• Elementos Exteriores
a Frente
b Montra
c Insígnia
d Logótipo
e Totem
• Elementos Interiores
a Delimitadores de superfícies
b Sinalética
c Mobiliário
d Sortido
e Uniforme do pessoal de venda
Analisando o caso específico da Casa da Música, verifica-se que o Marketing dos sentidos foi adoptado em todos os aspectos. No entanto deixo apenas alguns aspectos que dizem respeito à visão.
Marketing dos sentidos – Casa da Música Cor, formas e Fontes
• Sala Suggia (castanho, dourado e prateado): Sala principal em formato shoe-box com cortinas triplas de vidro e vista para a cidade
• Sala 2 (vermelha): Concertos
• Sala VIP (azulejos azuis e brancos): pequenos grupos, convidados especiais, reportagens. Vista para a sala Suggia e Av. Boavista ficando iluminada à noite
• Sala roxa: Crianças e bebés - serviço babysitting (estrelas e almofadas no tecto)
• Sala laranja: actividades Jovens, workshops, o piso funciona como escorregão
• Sala da Renascença: computadores Apple, que permitem experimentar sons. Azulejos verdes e azuis (ilusão óptica)
• Sala Cybermusica (verde) espaço de desenvolvimento de música experimental, de pesquisa e experimentação no domínio das tecnologias de informação
Bom dia,
ResponderEliminarVisão- Este sentido é um dos mais explorados pelos profissionais de marketing. As cores, o tamanho e o formato são logo percebidos, influenciando, em alguns casos, as nossas emoções mais directamente. Quantos de nós se lembra do logótipo tradicional da McDonald’s com fundo vermelho e M amarelo presente em todos os centros comerciais, em todas as grandes cidades? Seguramente todo nós, .. mas .. para que mudar aquele que era a imagem de marca da insígnia desde sempre?
A importância da cor aqui fiou bem patenteada e a empresa há relativamente pouco tempo decidiu reposicionar a imagem e associar a marca a uma tendência “green”, de maior responsabilidade social e ambiental. A cor do logo passou daquela cor quente que é o vermelho, associada a maior excitação, para uma cor fria como o verde, que traduz maior calma e pretendeu uma maior aceitação e consenso.
A agência publicitária da Americam Express decidiu chamar o seu cartão de “Blue” (azul), pois as pesquisas demonstraram que a cor evoca sentimentos positivos sobre o futuro, e que as pessoas a associavam com céu e água provocando uma sensação de liberdade, viagens, férias, ou seja .. sensações agradáveis.
De facto as cores têm um poderoso impacto nas nossas emoções, e são já uma ferramenta muito utilizada no contacto e enquanto forma de influência na comunicação com o público-alvo desejado.
A correcta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo um forte gerador de bem-estar, o que contribui então para elevar a auto-estima e reduzir o stress.
Do ponto de vista físico, as cores podem influenciar no tamanho e formato dos objectos, onde as cores ditas “quentes” (como o vermelho e o amarelo) aumentam os objectos e as “frias” (como o azul e o verde) reduzem as dimensões aparentes dos objectos.
Do ponto de vista cognitivo, e no que diz respeito à cor na comunicação, o autor “Eric P. Danger” em “A cor na comunicação”, discute os critérios seguidos para essa atribuição e sua relação beleza/ benefício. Saber balancear a utilização das cores é a chave para manter a harmonia dos elementos. A consequência da má utilização das cores é não haver equilíbrio no que se vê, deixando assim os olhos confusos com demasiada informação e pouca coerência. A cor pode informar e muito, principalmente quando utilizada com consciência pelos profissionais de Comunicação.
A publicidade usa estas técnicas para atrair a atenção do seu público alvo, estimulando a sua aceitação. Nesta área, vários factores se misturam para poder determinar a cor exacta que irá representar a intensidade contida em cada mensagem. Muitas são as formas de eleger a cor na publicidade:
Tendências, usabilidade, segmento, público-alvo (categoria social, faixa etária, potencial), atributos da cor versus produto entre outras.
A eleição das cores pelo publicitário depende de uma pesquisa prévia em parceria com o cliente sobre a campanha, marca, serviço e atribuições citadas acima. É praticamente um laboratório de criação, no qual todas essas relações são analisadas.