sexta-feira, 30 de maio de 2014

Boas notícias: Portugueses criam plataforma de e-commerce solidária

Podemos acreditar que com pequenos gestos conseguimos fazer a diferença e ajudar o próximo. Neste âmbito, a revista Marketeer presenteou-nos no passado dia 23 de maio com uma notícia bastante positiva: "Um grupo de jovens de Braga criou a eSolidar, uma plataforma de e-commerce onde qualquer pessoa pode vender os seus artigos novos e usados e encaminhar uma parte do lucro para instituições de solidariedade social". Só podemos ficar orgulhosos com esta novidade!

Esta plataforma oferece logo à partida diversas "ferramentas de fundraising, que tiram partido do poder do comércio electrónico num modelo de profit share, em que todos os envolvidos ganham uma parte do lucro", como explicam os promotores à Marketeer. Ou seja, por casa produto transaccionado, o vendedor pode definir uma percentagem do valor da venda que reverte para uma instituição sem fins lucrativa à sua escolha. Estes dados são visíveis para qualquer pessoa que navegue no site, após o registo. Para além disto, qualquer organização deste género pode-se registar e criar a sua própria "loja". O primeiro leilão solidário ainda a decorrer denomina-se “Bola Solidária” e foi entregue pelo árbitro Carlos Xistra à associação “O Mundo da Carolina”. Este leilão é nada mais nada menos do para a última bola do jogo entre o Benfica e Olhanense (jogo esse que valeu o 33.º título de campeão nacional ao Benfica), e uma camisola oficial oferecida pelo clube, autografada pelos jogadores. O leilão termina a 1 de Junho, sendo que "o valor angariado destina-se à edição de um livro solidário cujas receitas revertem para a Acreditar, Aldeias SOS e APPACDM-Covilhã", salienta a Marketeer.

Site da eSolidar, em http://www.esolidar.com 

Contudo, para ajudar, pode-se fazer ainda algo muito mais simples: mesmo que um "utilizador não queira comprar nem vender, poderá ajudar e ser recompensado por partilhar vendas solidárias, com a vantagem de receber 1% do valor da venda como recompensa, caso a transação seja efetuada a partir do link da sua partilha”, explicam os promotores à revista.

De facto, assistimos a um caso, nacional, de e-commerce muito bem aplicado, e que merece a melhor exposição. Certamente que todas as vantagens desta estratégia podem ser positivas em absoluto, havendo uma boa gestão desta plataforma. Agora, há que divulgar este site junto dos familiares, amigos e conhecidos, e fazer com que este se possa tornar uma fonte de alegria e esperança para quem mais precisa!

"LET’S CHANGE THE WAY WE THINK ABOUT
CHANGING THE WORLD”
Dan Pallotta

Fonte: Marketeer

2 comentários:

  1. Muito bom projecto! É muito bom ver que cada vez há mais pessoas e mais projectos interessados em ajudar e que o Marketing tem um papel fundamental nisso!

    ResponderEliminar
  2. A "eSolidar" é um bom exemplo do futuro Marketing 3.0 de que fala Kotler, isto é, movido por valores, pois a filantropia tem valor de marketing, e dirigido ao espírito, mente e corações dos consumidores.

    Deixo aqui um outro caso de solidariedade bem conseguido - "Misereor Placard". Trata-se de um múpi interativo em que o cartão de crédito usado para fazer o donativo serve de faca para cortar uma fatia de pão e diminuir a fome de uma família peruana, ou para libertar crianças prisioneiras nas Filipinas.
    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZcqsRhMHo8o

    ResponderEliminar