sexta-feira, 9 de maio de 2014

O início de novas mudanças na distribuição

A internet tem transportado os marketers, os consumidores e o público em geral para realidades, até há bem pouco tempo, inimagináveis. No que concerne à distribuição de produtos e serviços, nas últimas aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico, apercebemo-nos daquilo que nos aguarda, num futuro próximo, a título de exemplo:

Consumidores com cada vez mais poder de negociação
Exemplo da "Amy", que teve um aconselhamento personalizado, antes e durante a visita a uma loja de vestuário, e que conseguiu uma redução no preço de um par de sapatos, após ter feito scan sobre um QR Code, tê-lo encontrado mais barato, noutra loja, e informado a vendedora.

Convergência do on-line e do off-line
Lojas físicas com provadores virtuais e lojas on-line com avatares a personificar os tradicionais vendedores, dois exemplos ilustrativos desta convergência e que, simultaneamente, são indicadores da vontade dos consumidores em ter disponível o melhor do on-line no off-line e vice versa.

Entregas cada vez mais rápidas do que adquirimos on-line
Caso da Amazon e dos testes realizados com drones, com o objetivo de efetuar as entregas dos seus produtos em 30 minutos ou até menos.


A utilização recente destes veículos aéreos é, na verdade, a razão principal deste post.

Drones entregam latas de Coca-Cola

A Coca-Cola surpreendeu os construtores de arranha-céus de Singapura, ao levar-lhes latas do conhecido refrigerante, com mensagens de agradecimento dos habitantes daquela cidade pelo trabalho que desenvolvem.
 

Esta ação de comunicação da marca faz parte da campanha global "Where will hapinness strike next?". Teve como objetivo aproximar duas comunidades que raramente estabelecem contacto e como parceiros uma organização não governamental  e a Ogilvy & Mather Singapore.

Link para o vídeo: "Happiness from the Skies"

2 comentários:

  1. Olá Sandra!
    E com isto voltamos ao mesmo: tecnologia em todo o lado. E faz-me lembrar o anúncio publicitário da "Donuts" em que a pessoa pensa num donut e logo de seguida surge outra para fazer a entrega, só que ao invés de termos a pessoa, temos um drone!!
    Será que esta ideia "vai para a frente"? Eu tenho as minhas dúvidas, mas é bom ver que a ideia original dos carrinhos telecomandados evoluiu!

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  2. Olá, Eduarda,
    Relativamente à questão que colocas, eu penso que a utilização de drones para efetuar entregas tenderá a massificar-se, pelo facto de que poderá suprimir uma das "lacunas" das compras on-line: o não ter alguns produtos imediatamente disponíveis para utilização ou consumo.
    Depois, recordando a postura "futura" de incompreensão dos consumidores, quando as lojas não tiverem o produto que querem em stock, de que nos falou a professora Teresa, na última aula, penso que, na base disto, estará, em parte, o desempenho destes veículos aéreos.
    Sem esquecer que uma revista mensal colocou "piloto de drones" como uma das profissões do futuro e a aposta da Amazon, certamente, sustentada em estudos de viabilidade.
    Por outro lado, a sua utilização na comunicação será, na minha opinião, mais momentânea e/ou pontual, fruto da novidade ou da pertinência para uma ação em específico.
    Vamos aguardar pelo contributo de outras pessoas na discussão deste assunto, a utilização de drones, quer na distribuição, quer na comunicação. Obrigada pelo teu comentário.

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