quarta-feira, 1 de abril de 2015

Facebook - Uma rede multi utilidades


Hoje foi publicada a notícia de que a atriz Florbela Queiroz está a pedir ajuda financeira na sua página do Facebook, que remete para a batalha judicial relativamente à sua residência que teve com o seu filho e nora, processo que terminou após dois anos.
Devido então às custas judiciais, dívidas, sobretudo por causa do filho, aos reparos que tem que fazer na residência visto que a deixaram completamente vandalizada e por estar desempregada, viu-se obrigada a ter que apelar à solidariedade das pessoas. Como tal, não só foi ao programa da TVI “Você na TV” onde viu a sua casa ser avaliada pela equipa do “Querido mudei a casa” como também recebeu apoio monetário mas também emocional dos amigos. No entanto, não foi suficiente. Teve que recorrer às redes sociais para divulgar a mensagem, tendo neste momento sido partilhada por 154 pessoas. A atriz espera que tenha um efeito de bola de neve, que como já vimos, é um dos efeitos da rapidez da internet, já que a informação está constantemente a fluir e em tempo real.

O recurso ao Facebook


A utilização das redes sociais para a divulgação e partilha de conteúdos já não é de agora. Sendo uma rede sem limites geográficos, sem custos de adesão e com um crescimento exponencial de utilizadores, é um dos principais meios escolhidos para promover os conteúdos, sejam eles imagens, vídeos ou mensagens pois é de fácil utilização e tem a vantagem da velocidade com que são partilhados e por sua vez falados. Também sabemos que os utilizadores só prestam atenção ao que realmente lhes capta a atenção, e portanto, tratando-se de uma figura pública, acaba por despertar uma certa curiosidade, nem que seja para saber quem é a atriz.
Ora, inicialmente o apelo foi feito diretamente por ela na televisão com o objetivo de intensificar o WOM, mas acabou por se alargar para a internet. Isto demonstra que, como vimos nas aulas, o facto de os consumidores terem o poder de decisão e a liberdade de escolha de “verem o que querem, à hora que querem” faz com que seja necessário recorrer ao maior número de plataformas para que a mensagem seja passada e apostar, claro, nos meios com maior potencial para que a mensagem seja conhecida e tenha um buzz positivo.

No entanto, por se tratar de uma atriz relativamente desconhecida pelo público jovem que, como também já vimos nas aulas, são o grupo com maior peso nesta rede e estando presentes na geração net, em que a capacidade de retenção da atenção dos consumidores é reduzida, será que se vai destacar tendo a propagação que ela espera? Ou será apenas mais uma de entre a diversidade de notícias a que temos acesso diariamente?

Fonte: Jornal de Notícias

5 comentários:

  1. As redes sociais são usadas para múltiplos fins mas sabemos que uma das vantagens mais atraentes, do ponto de vista comercial, é o facto da informação se multiplicar e poder tomar proporções enormes. Vemos o caso da Cláudia Vieira ou Rita Pereira que têm milhares de seguidores e por isso têm grande influência sobre alguns segmentos de mercado, e dessa forma são frequentemente abordadas por marcas (roupa, cosméticos, etc) para recomendarem os seus produtos e/ou serviços, pois á partida grande parte dos seguidores irão querer experimenta-los, pelo simples facto de ter sido a celebridade em questão a recomendar.
    A atriz Florbela Queiroz está numa situação delicada na sua vida pessoal, mas sabe que tem amigos e seguidores (fãs do seu trabalho) que estão presentes nas suas ligações no Facebook e que irão receber a mensagem. Estes podem ou não sentir-se comovidos e ajuda-la. Mas este não era o único objetivo da atriz com este post, sabendo que vai gerar buzz junto das revistas cor-de-rosa e programas televisivos do mesmo formato, a atriz pretende assim multiplicar e propagar o seu pedido de ajuda por muito mais pessoas, pois sabe que os media procuram notícias, exaustivamente, e desta forma verá o seu pedido propagado em vários meios com um simples post na sua página.

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  2. As redes sociais são efetivamente um ótimo veiculo para partilhar informação a qualquer hora, a qualquer momento, para potenciar facilmente uma marca, com um efeito viral surpreendente . São usadas para os mais diversos fins, como temos visto, acrescendo as causas sociais,as ondas de solidariedade para causas nobres, passando por pedidos de auxilio de figuras públicas como este. No entanto não nos podemos esquecer que há o reverso. Ainda há poucos dias, a TVI alertou para o facto de uma figura conhecida em Portugal pelas suas diversas aparições nos congressos do PSD, com distribuição de rolhas, estar a fazer um apelo numa rede social (Reddit) fazendo-se passar por um sem abrigo!
    No Observador pode ler-se:
    Quem é Fernando Fonseca, o sem-abrigo do Reddit?
    Um pedido feito por um alegado sem-abrigo no Reddit desencadeou uma onda de solidariedade instantânea. Depois começaram as acusações. Fernando Fonseca terá enganado muitos ao longo dos anos.
    Depois de na quarta-feira um grupo de jovens ter acusado o sem-abrigo que pediu ajuda na rede social Reddit de ser Fernando Fonseca, um homem que os burlou durante o tempo em que trabalharam na sua empresa fictícia, a internet encheu-se de publicações no Twitter e no Facebook que davam conta de outros casos de burlas e enganos. No sábado, o utilizador _Sem Futuro_ dirigiu-se aos restantes utilizadores pedindo-lhes resposta a três perguntas: como podia usar um computador gratuitamente para elaborar o CV em português e inglês; onde podia lavar roupa e tomar banho e onde podia comer gratuitamente.

    Houve centenas de comentários de utilizadores que se disseram, de imediato, dispostos a ajudar. Alguns sugeriram-lhe que recorresse aos computadores de bibliotecas, que pedisse ajuda a instituições como a AMI, a Comunidade Vida e Paz ou a Re-Food. Um utilizador chegou a dizer-lhe que podia tentar fazer uma aula de experiência num ginásio para ter acesso aos balneários. Outros anunciaram, mesmo, na rede social que iriam fazer transferências bancárias e carregar o seu telemóvel. Um deles – Jorge Bastos – contou ao Observador que colocou o alegado sem-abrigo num quarto de um familiar. Na quarta-feira, Jorge Bastos deixou de atender o telefone e acabou por apagar a sua conta no Reddit. O Observador confirmou que Jorge Bastos e Fernando Fonseca são, na verdade, a mesma pessoa.

    Florbela Queiroz é uma figura pública portuguesa, bastante acarinhada pelo público e não será, certamente, um Fernando Fonseca, mas haverá com toda a certeza muitos mais...

    http://observador.pt/2015/02/20/quem-e-fernando-fonseca-o-sem-abrigo-reddit/

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  3. De facto, a utilização das redes sociais para solicitar pedidos de ajuda já não é algo novo. Divulgação de informação através do Facebook ou Twitter atingem muitas mais pessoas que a mesma informação divulgada por meios mais tradicionais como os jornais ou televisão.

    No entanto, a informação colocada nestas redes sociais não é um processo supervisionado, podendo os utilizador mal intencionados a criar burlas de forma a extorquir dinheiro aos usuários comuns. Alguns destes casos já são conhecidos e gerem um aumento da desconfiança da informação divulgada nestas redes sociais.

    Na minha opinião há um "tradeoff" entre o número de pessoas a que a informação chega e a credibilidade da mesma. Se por um lado, a divulgação pelas redes sociais atinge um número de pessoas muito superior do que a mesma feita pelos meios tradicionais, são estes que garantem uma maior credibilidade visto tratar-se de um processo de divulgação supervisionado e cujo conteúdos e veracidade das notícias são cruciais para a sobrevivência do mesmo no meio.

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  4. As redes sociais são de facto um meio imprescindível para a divulgação de informação, quer seja de cariz social, pessoal ou meramente informativo. Hoje em diaa sociedade apoia-se muito neste meio para pedidos de ajuda, paraa divulgação de opiniões, entre muitos outros. As redes sociais apresentam-se hoje como vantagem para todos, e apesar de também poderem ter o seu lado negativo, os efeitos são bastante contrabalançados pelo efeito positivo.

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  5. Há tanta informação a ser partilhada nas redes sociais que as pessoas naturalmente já começam a desconfiar de algumas das publicações, especialmente com obras de caridade, pedidos de ajuda, etc.. Neste caso, tratando-se de uma figura pública, a sua publicação tem mais credibilidade e portanto consegue mais facilmente atingir o seu objectivo.
    Apesar desta publicação notícia não ter os jovens como público alvo e por isso o meu acesso à notícia, sendo parte integrante do segmento jovem, ser mais difícil seria algo que me chamaria a atenção. Isto porque mostra claramente o lado positivo da rápida partilha de informação nas redes sociais.

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