sexta-feira, 3 de abril de 2015

Fim dos Táxis e Início da Era das Aplicações Móveis?

Há serviços cada vez mais inovadores que chegam ao nosso país. Um desses serviços dá pelo nome de Uber
Para quem não sabe, a Uber permite, através de uma aplicação móvel, contratar um motorista privado inscrito no serviço, ou seja, de forma simples, seria como contratar um táxi através de uma aplicação móvel, num modelo low cost. Vantagens? Poder saber a tarifa antes de entrar no veículo, dividir a tarifa, partilhar o trajeto com família e amigos em tempo real, transações sem dinheiro à vista (ou seja, o pagamento é feito via cartão de crédito), entre outras.


Mas nem tudo são “contos de fadas” e, por isso, a Uber, que começa a ganhar mercado em Portugal, está neste momento a enfrentar uma enorme contestação por parte da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros), que representa os taxistas em Portugal. Para a ANTRAL, “o serviço prestado por esta empresa é uma "grave violação no direito europeu e nacional das regras de acesso e exercício da actividade e de concorrência””, refere a notícia do Público.
Assim, entregaram uma petição na Assembleia da República com cerca de 10 mil assinaturas conta a empresa. Tudo isto foi despoletado a partir de uma parceria entre a TAP e a Uber para "facilitar os trajetos entre o aeroporto de Lisboa e a cidade", o que provocou uma reação muito negativa nos taxistas.
“O argumento dos taxistas assenta na Uber não ter alvará para operar no setor dos táxis. A companhia defende-se por não ser uma empresa de transportes, mas apenas um programa que põe condutores e passageiros em contacto.”, refere um artigo da Dinheiro Vivo.
Os taxistas sentiram-se, assim, ameaçados por este novo serviço que parte de uma aplicação para smartphones.

Será que a petição vai surtir efeito? Ou a Uber continuará a ganhar mercado em Portugal? Será a Uber o futuro dos transportes? O que acham desta nova forma de encontrar um meio de transporte, usando uma aplicação móvel?

P.S. Boa Páscoa!

1 comentário:

  1. A história da Ubber iniciou-se em 2009 na cidade de São Francisco e nem diria que passados tão poucos anos esta viria a ser uma empresa espalhada em 39 países, e em cidades tão populosas como é o caso de São Paulo ou Rio de Janeiro. Pode-se assim dizer que a sua história é de enorme sucesso.
    No entanto, já não é a primeira vez que a empresa sofre com processos em tribunais, aos quais sempre soube responder.
    A título pessoal, penso que os consumidores optam pelo serviço mais barato e mais cómodo. Se ao utilizarem a Uber ficarem satisfeitos, então irão passar a palavra a outros consumidores e isso levará a que mais pessoas utilizem este serviço.

    Claro que não é positivo para os taxistas, mas isto é a lei da concorrência e a verdade é que, pessoalmente, nem sempre me sinto segura a andar num táxi e o preço é bastante superior à Uber.

    A meu ver isto não passa de uma tentativa em vão dos taxistas. A Uber vai continuar em Lisboa e Porto e quem sabe aderir a mais cidades Portuguesas. E se for tão ou mais cómodo que um táxi, porque não experimentar.

    ResponderEliminar