sábado, 4 de junho de 2016

Apoio à Seleção Nacional para o Euro 2016



A campanha da Galp de apoio à Seleção Nacional de futebol para o Euro 2016 conta a história de portugueses que já venceram em França. 
A ideia é mostrar que se eles conseguiram a Seleção também consegue ser vencedora em França.
A Galp recorre assim, a uma das estratégias de publicidade dada nas aulas, o storytelling, para fazer chegar a mensagem aos jogadores da seleção e envolver todos os portugueses neste Euro 2016.
Os empresários António Teixeira e Mapril Baptista são dois dos protagonistas da campanha que vai para o ar dia 06 de Junho. A Galp explica que estes são exemplos de portugueses "de uma comunidade que se estima que seja superior a um milhão de pessoas e que todos os dias deixam tudo em campo, exatamente o que se espera da Seleção Nacional no Euro".

Sob o mote "Deixa tudo em campo", a campanha é assinada J. Walter Thompson e vai estar também presente em meios digitais e postos de abastecimento.


Fonte: Marketeer

4 comentários:

  1. Este tipo de comunicação típica destes grandes eventos pretende de facto envolver toda a comunidade e toda a sua diversidade.
    A Coca-Cola, pois claro, mostrou mais uma vez estar ao nível, lançando a campanha "Somos Um", com a música “Taste The Feeling”, cantada por milhares de vozes no vídeo da campanha que incentiva os consumidores a apoiarem a sua selecção. Segundo a marca, a campanha destina-se a todos aqueles que não sabem o que é um fora de jogo, que apenas conhece os jogadores que fazem campanhas de roupa interior e para quem torce pela equipa errada (sem querer). Segundo a Coca-Cola, o que interessa é o espírito de união e o interesse pelo campeonato europeu de futebol.
    Esta campanha vai estar presente em televisão, outdoor, canais digitais e imprensa durante este mês e o próximo.

    Ver o vídeo em: http://marketeer.pt/2016/06/03/coca-cola-junta-se-a-febre-do-euro-2016/

    ResponderEliminar
  2. De facto, são inúmeras as marcas que recorrem à criação de novos conteúdos como forma de se aproximar dos seus consumidores e, principalmente, reforçar o posicionamento da sua marca.
    Deixo mais um exemplo de storytelling, desta vez da patrocinadora oficial da competição europeia de futebol, a Hyundai.
    Em cerca de três minutos, a Hyundai conta as histórias de dois fãs que quase perdem o início de um jogo do Euro 2016, uma menina que começa agora a viver o futebol e um idoso que já tem décadas de testemunhos para partilhar.
    Este vídeo, que já conta com mais de sete milhões de vizualizações em apenas uma semana, dá continuidade à campanha da Hyundai de apoio ao Euro 2016. O primeiro vídeo, intitulado de "Euro 2016 está a chegar", alcançou o recorde de 33 milhões de visualizações.

    Importa ainda referir que a Hyundai criou o Fan Park Digital, uma plataforma online que permite consultar notícias sobre a competição e ainda participar num passatempo cujo prémio é um Hyundai i20.

    Ver vídeo em: https://youtu.be/GBuPeSTfBpI

    ResponderEliminar
  3. Não há dúvidas que o futebol une milhões. Une os consumidores e a GALP sabe disso e tem consciência que uma familiarização com um evento que mobiliza tantas pessoas só poderá ter um impacto positivo e promover uma aproximação com os clientes.

    Nesse sentido, é recorrente, a cada 2 anos, ver a marca promover campanhas de apoio à Seleção Nacional, no âmbito das suas participações em Europeus e Mundiais.

    Quem não se recorda das célebres e barulhentas vuvuzelas, a quando do Mundial de 2010, na África do Sul?
    Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=C0BikCG8BkM#t=17

    Em 2012, a campanha levada a cabo seguia o lema “11 por todos e todos por 11”, prosseguindo o principio de que a Seleção portuguesa poderia utilizar o seu talento para enriquecer a ideia que o mundo tem de Portugal.
    Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=P7tYgMZb8t8

    Por fim, em 2014, no Brasil, deu aso à campanha ”Portugal é Mundial”, que visava ilustar o apoio à escala global de que é alvo a Seleção, com apoio presente nos 4 cantos do mundo.
    Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=ER9WcGyShoY

    ResponderEliminar
  4. De facto, nas alturas de Europeus e de Mundiais de Futebol são várias as marcas que lançam campanhas de apoio à Seleção Nacional. É sem dúvida uma oportunidade das marcas se aliarem a algo que une todos os portugueses, e tentam criar histórias para que sejam notadas e recordadas.
    A verdade é que estes patrocínios dão grande visibilidade às marcas, o que se traduz em retorno publicitário. A Cision prevê que os principais patrocinadores da Seleção Nacional, todos juntos, tenham um retorno médio de 78 milhões de euros durante a fase de preparação e que pode chegar aos 117 milhões de euros caso a seleção portuguesa vença a competição. (http://ptjornal.com/retorno-dos-patrocinadores-da-selecao-pode-atingir-117-milhoes-euros-83053)
    Parece que na realidade é mesmo uma boa aposta por parte das marcas estarem associadas ao apoio à equipa portuguesa.

    ResponderEliminar