quinta-feira, 23 de março de 2017

A ultrapassar previsões: "2017 This is what happens in an Internet Minute"

Na aula de hoje a professora apresentou este infográfico que mostra a previsão do crescimento médio do que aconteceria em 60 segundos na internet entre 2010 e 2020.


No entanto quando navegava no Linkedin encontrei o infográfico abaixo, referente ao ano de 2017, que demonstra o que acontece em 60 segundos na internet atualmente. Quando comparado esta base de 2017 com a previsão de crescimento apresentada na aula podemos verificar que os valores cresceram muito mais do que estava previsto, por exemplo: Segundo o infográfico da aula era previsto que entre o ano de 2010-2020 em média em 60 segundos fossem publicados 98.000 tweets, no entanto no infográfico de 2017 podemos verificar que atualmente são publicados cerca de 452.000 tweets, um valor 4 vezes superior à média prevista! O mesmo acontece com as mensagens enviadas que no gráfico da aula apresenta o valor de 11 milhões de mensagens envidas e no entanto atualmente são já enviadas 16 milhões em 60 segundos.


De facto o número de horas que as pessoas passam na internet tem aumentado a olhos vistos, o que vai de encontro à crescente aposta das empresas no marketing digital, com novas e variadas formas de chegar a todo o tipo de consumidores.

Este panorama leva-nos a outra reflexão intimamente ligada que tem a ver com a capacidade das empresas em fornecer aos consumidores acessos à internet cada vez mais rápidos e de melhor qualidade e paralelamente a isto, a própria gestão dos dados das plataformas aproveitando toda a informação que daí advém para chegar aos consumidores de uma forma mais eficaz.

Kelly LeBoeuf diretora de marketing e produto da Excelacom refere que:
Big Data is everywhere and it is inevitable. It ranges from suggesting what movie to watch on Netflix to predicating national tragedies. Whether you realize it or not, as consumers, Big Data surrounds us everywhere, ultimately influencing decisions that we make every day. For instance, when shopping on Amazon, products are recommended to us based on our shopping patterns. It's no coincidence; Big Data is behind the scenes, personalizing each of our shopping experiences.

A internet é assim uma grande e crescente oportunidade para a comunicação das empresas. Na generalidade os consumidores vão ver as suas necessidades rapidamente correspondidas ficando mais satisfeitos, tornando-se leais às marcas que conseguem de uma forma particular chegar às preferências de cada consumidor.

O mundo tem se tornado cada vez mais abrangente e pensar que em apenas 1 minuto tudo isto acontece é de facto fascinante!

Como sugestão do Mário Santos, em comentário abaixo, ao qual agradeço o excelente contributo, deixo este link http://www.internetlivestats.com/ onde podem ver em direto o constante crescimento das variáveis acima apresentadas, assim como o número de computadores, smartphones e tablets vendidos por dia.

Referências:
Slide das aulas

6 comentários:

  1. Olá a todos!

    De facto, a Internet tem evoluído imenso. Com isso, maiores são as facilidades de navegação, de pesquisa, de comunicação...
    Acho que era de esperar que os dados encontrados recentemente sobre a utilização da Internet, tenham sido muito superiores às previsões, porque acho que quase ninguém esperava que tudo evoluísse da forma como aconteceu.
    Num tempo tão curto de 1 minuto, conseguimos aceder a milhares de coisas à distancia de um click. Se há uns tempos isso era possível? Não... Mas a evolução constante permitiu isso. E a tendência é isto continuar, na minha opinião.

    As horas que as pessoas passam na Internet é cada vez maior, o que é completamente compreensível pelo facto de que com a Internet, se conseguir fazer tudo e mais alguma coisa.
    No fim, só queria realçar que o poder da Internet às vezes pode não ser o melhor, porque são muitas as pessoas que se viciam, acabando por não aproveitar outras coisas da vida.

    Obrigada,
    Joana Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! :)

      Sim, é verdade que de facto era previsível que a evolução fosse muito maior do que o que se prevista, tendo em conta o poder que a internet tem hoje em dia na vida de todos nós.
      Achei importante e interessante teres realçado o facto de isto ter o seu reverso, e tal como já foi discutido em alguns posts neste blogue, por vezes acabar por limitar as vivências humanas e talvez, seja esse um dos maiores contras da crescente utilização da internet.

      Obrigado!

      Eliminar
  2. Olá.
    De facto este artigo demonstra a capacidade que atualmente temos de fazer e realizar ações através de um simples clique. Se transpusermos esta "máxima" para o mundo empresarial, podemos afirmar que a grande motivação das organizações é transformar os cliques em clientes!

    @Joana, sugiro que visites o seguinte website ( http://www.internetlivestats.com/), através do qual poderás eventualmente utilizar alguns indicadores para complementar o teu fantastico artigo.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Mário! :)

      Sem dúvida que o crescente avanço tecnológico e massificação da utilização da internet,traz para as empresas grandes oportunidades de angariação de clientes, aproximando os clientes às marcas ( como é exemplo os blogues de opinião) com uma difusão muito maior e credível dos valores das próprias marcas.

      Apesar de teres confundido o nome :P, como pressuponho que seja dirigido a mim , obrigado pela sugestão do website, uma mais valia para o meu artigo! :D

      Obrigado!
      Inês Teixeira

      Eliminar
    3. Olá de novo Inês :)

      Desculpa o engano nome.

      Obrigado

      Eliminar