domingo, 4 de março de 2018

Micro-Momento e a Nova Forma de Entender os Hábitos de Consumo

É comum ouvirmos que a internet afetou a forma como o consumidor busca informações e toma uma decisão durante um processo de compra. Com muito mais acesso ao conhecimento, ele literalmente saiu da posição de apenas receber informação para buscar e compartilhar suas experiências.
Mas quando o mercado já estava se acostumando com essa forma de pensar, tivemos outra grande mudança, a massificação dos smartphones e do acesso a internet móvel. Um novo dispositivo de navegação que mudou bastante os hábitos de consumo.
Com acesso a internet a partir da palma da sua mão, a busca pela informação pode ser feita em qualquer hora ou lugar. De acordo com as pesquisas do Google, 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a outras tarefas.

Através dessa nova forma de navegação as empresas passaram a perceber um novo comportamento de busca por informação e do processo de decisão de compra que existe a partir da necessidade do consumidor em um determinado momento. Esse conceito é chamado de micro-momentos que, segundo o Google, são minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada de compra do consumidor.


O novo desafio das empresas é conseguir impactar os seus consumidores em seus respectivos micro-momentos, que são quando eles estão em busca de uma solução, procurando uma informação nova ou chegado até a decisão de compra, pois é nesse momento onde há um engajamento maior do consumidor com a empresa, uma vez que ele acredita que aquela empresa ou pessoa pode resolver o problema dele naquele momento.

O Google considera esse micro-momentos como: "Momento eu quero saber", "Momento eu quero ir", "Momento eu quero fazer" e o "Momento eu quero comprar.


O que todos esses momentos têm em comum?
Em todos esses eles, o consumidor busca por uma solução, através da informação e de possíveis formas de resolver aquele problema. Nessa fase, concorrentes diretos e indiretos são cogitados por esse consumidor.
O desafio dos profissionais de marketing e comunicação é entender e entregar a solução dos seus consumidores de acordo com a sua necessidade.

É importante citar três pontos que fazem toda a diferença na hora de atender a "dor" do seu consumidor.
  • Compreenda qual é o micro-momento do seu target, e crie conteúdo para ajudá-lo a resolver essa situação. 
  • Entenda a importância de uma boa experiência no mobile. Se o seu consumidor não conseguir acessar a sua informação, porque o seu site não está preparado para a navegação via smartphone, você terá grandes problemas. 
  • Não se esqueça que, hoje, os consumidores são multitelas, por isso é necessário criar uma experiência de navegação que possa ser feita através de diversos canais e dispositivos. 

Fontes:
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/micro-momentos/how-micromoments-are-changing-rules/
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/micro-momentos-hoje-e-para-ja/
https://storage.googleapis.com/think/intl/ALL_br/docs/4-novos-momentos-profissional-marketing-deve-saber_infographics.pdf
https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-resources/micro-moments/micro-moments-understand-new-consumer-behavior/

1 comentário:

  1. Micro-Momento e a Nova Forma de Entender os Hábitos de Consumo

    O chamado “Open Now” tem crescido exponencialmente em todo o mundo, muito por os smartphones permitirem a partilha imediata entre plataformas diferentes de comunicação, ganha uma capacidade de resolver as coisas “na hora” para além do facto que toas as empresas importantes, disponibilização muita velocidade e conteúdos ao consumidor.

    É natural que, com equipamentos melhores, redes com velocidades maiores e custos de acessos a redes mais acessíveis, o imediatismo “low cost” que das relações, surgem e mudam de acordo com as experiencias vividas pelos consumidores, cada vez mais são infiéis às marcas.

    De outra forma, os custos de entrega cada vez mais económicos e os tempos de entrega são de uma forma tão ágil e rápida, que praticamente, em 48 horas, tens o teu produto em tua casa sem incómodos, nada.

    Cada vez mais, os consumidores tomam decisões por impulsos, os meios de pagamentos são múltiplos e bastantes seguros, o que torna as aquisições tremendamente fáceis.

    Buscas em “same day”, “today” e “tonigh” são momentos que todos utilização em

    ResponderEliminar