terça-feira, 17 de abril de 2018

Estante Virtual - O Primeiro Market-Place de Nicho Brasileiro

Em 2005 a internet no Brasil já estava engatinhando e com ela os grandes e-commerces nacionais começavam a dar os seus primeiros passos. Em meio ao "boom" da era digital, surgiu a Estante Virtual, um e-commerce que reúne diversos alfarrabistas (sebos) que estão situados em todo o Brasil.
O portal funciona como um marketplace, um site que reúne compradores com vendedores em um só lugar, onde os pequenos alfarrabistas podem anunciar e vender seus livros usados ou novos para utilizadores do país todo.

A ideia surgiu em 2005, quando um jovem administrador percebeu a dificuldade de encontrar livros acadêmicos para sua tese de mestrado, uma vez que não havia um catálogo online nem integração entre os alfarrabistas.

Em março de 2017, a Estante Virtual possuía mais de 16 milhões de livros seminovos e usados, dentre eles alguns exemplares únicos, raros e esgotados. Além de mais de 2 mil vendedores cadastrados.

Encaixando-se perfeitamente na teoria da cauda longa, de Chris Anderson, a Estante Virtual se posiciona como o primeiro marketplace de nicho do Brasil, que possui aproximadamente 4 milhões de leitores cadastrados e vende 10 mil livros por dia.

Além de uma ideia inovadora, ao menos para o mercado brasileiro naquela altura, a empresa também conseguiu se diferenciar por seu modelo de negócio. Suas fontes de receita são através da assinatura, que os livreiros precisam fazer para expor seus produtos, e também pela comissão de cada livro vendido.

Atualmente, a empresa ampliou o seu discurso, pois além de exemplares raros, ela também oferece diversos livros com um preço abaixo da média praticada pelas livrarias tradicionais.A Estante Virtual é mais um exemplo que ilustra como é possível sobreviver aos grandes players, desde que você encontre um nicho do mercado que está em busca de uma solução para a sua queixa ("dor").

Fontes:
www.estantevirtual.com.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cauda_longa
https://pt.slideshare.net/AndreGarcia/estante-virtual-operacao-e-gestao-de-um-marketplace
https://www.youtube.com/watch?v=vT7S6op753I
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estante_Virtual

2 comentários:

  1. A gente perde aquele cheirinho de livro novo, mas "ganha" um livro com história, além de contribuir para a ampliação de "práticas sustentáveis".

    ResponderEliminar
  2. Que ótima iniciativa! Além do consumidor poder adquirir livros mais difíceis de encontrar, ainda contribui para o ambiente ao dar um novo uso a um livro com história.
    Muito interessante!

    ResponderEliminar