terça-feira, 1 de maio de 2018

"Alexa, Ask Purina"

Atualmente, os consumidores tem acesso a informação de forma ilimitada e sem estarem bloqueados a um ecrã de um dispositivo. A Internet of Things (Internet das Coisas) permite que estejamos rodeados de conteúdo e que este se entrelace no nosso dia-a-dia de forma livre.

Pense na forma como interagimos com aparelhos eletrónicos e com as novas tecnologias, como o Siri da Apple. Nós falamos e a Siri responde em tempo real, sem termos que procurar ou esperar muito tempo pela informação.
O sistema de voz da Amazon, Alexa, está a tornar-se também numa porta digital de acesso a informação. São várias as empresas que já usam a Alexa para compartilhar conteúdo com um público vasto que não quer estar vinculado a um ecrã.

A Nestlé Purina Netcare, que produz e comercializa alimentação para animais de estimação, juntou-se à Amazon e ao seu serviço de voz, Alexa Voice Service (AVS), e criou o Ask Purina para ajudar os apaixonados por cães.
Não importa se é dono de um cão ou se é apenas um entusiasta por animais, basta solicitar à Purina que encontre informações sobre a raça do cão que deseja e a Alexa ajuda-o a escolher o companheiro perfeito. Para obter detalhes de uma raça específica basta dizer: “Alexa, peça à Purina para me ajudar a encontrar a raça de cão X”, ou, se pretender iniciar uma busca guiada terá que pedir “Alexa, peça à Purina para pesquisar”.

É possível pesquisar o nome da raça, o tamanho do cão, o nível de energia, o tipo de comportamento familiar ou também por possíveis problemas de saúde do animal, como alergias. Ask Purina permite ainda conhecer a história de diferentes raças através de perguntas como:
“Tell me about dogs that are good with children”
“Tell me about dogs that are hypoallergenic”
“Find breeds that are good in apartments”
“Tell me about dogs that don’t shed.”

A Purina afirma que está feliz em ajudar os amantes de animais de estimação, sendo que pretendem "ajudar a encontrar a raça ideal para você e seus entes queridos. Há mais de 80 anos que a Purina tem sido apaixonada pelas vidas que compartilhamos com os nossos companheiros caninos e acredita que os animais e as pessoas são melhores juntos."

A ascensão da Alexa e de outros aparelhos baseados na voz permitiu que as pessoas se envolvessem com a tecnologia sem precisar de se sentarem à frente de uma tela. Com muitas promessas surpreendentes no horizonte, incluindo a ideia de que estas "personagens" serão capazes de prever as nossas necessidades sem termos que perguntar, os profissionais de marketing já estão a planear estratégias de transição do meio visual para o meio auditivo.
Estes dispositivos têm crescido em popularidade (a contagem mais recente é de 39 milhões apenas nos EUA) e o envolvimento dos consumidores com a tecnologia de voz em dispositivos móveis também tem aumentado.

2 comentários:

  1. Olá Inês! No fundo, o Ask Purina trata-se de um serviço ao consumidor executado pelo AVS ao invés de um call center ou um colaborador. Os assistentes digitais, nomeadamente os guiados por voz, estão a avançar como a primeira vaga da presença da Inteligência Artificial (IA) nas nossas vidas, que se prevê cada vez maior. Num estudo realizado pela PwC, 14% dos consumidores vêem os digital assistants como "advisors", mas no futuro aumentará a % de quem os vê como "teachers" e até como amigos...!
    No entanto, a relação dos consumidores com estes digital assistants ainda é complicada: se alguns os consideram inteligentes e simpáticos, outros dizem que são robóticos e limitados. Mas o potencial para conseguir acesso mais rápido e eficaz a informação de forma personalizada e por comando de voz é de facto enorme. O certo é que num futuro próximo se prevê que quem não os usar será quase um info-excluído. Mais curiosidades sobre digital assistants e outras formas de IA aqui: http://pwcartificialintelligence.com

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