quinta-feira, 31 de maio de 2018

#EMalertalaranja

Ontem, dia 30 de Maio, celebrou-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença que até há pouco tempo não conhecia e que julgo que muitas pessoas desconhecem.
(Quem quiser saber mais acerca desta doença, que afeta 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, pode visitar o seguinte site: http://spem.pt/esclerose-multipla)

“A EM é uma roleta russa, cada vez que temos um surto lá vai uma bala que destrói um bocadinho de cérebro” - Alexandre Guedes da Silva, um doente com esclerose múltipla
Fiquei então surpreendida e ao mesmo tempo contente quando dia 29 de Maio, estava no Instagram e vi a Diana Chaves (atriz e apresentadora) e a Carolina Patrocínio (apresentadora) a partilharem uma foto de uma campanha para ajudar as Associações de doentes com esclerose múltipla (em baixo).


O objetivo desta campanha “Alerta Laranja - Juntos Vencemos a Esclerose Múltipla”, criada pela Sociedade Portuguesa da Esclerose Múltipla (SPEM), (https://emalertalaranja.pt/) era que as pessoas vestissem algo laranja, no Dia Mundial de Esclerose Múltipla, e partilhassem uma foto nas redes sociais, pois por cada foto partilhada com o #EMalertalaranja, foi doado 1€ às Associações de doentes com Esclerose Múltipla.
Acho que é muito importante utilizar as redes sociais não só para promover marcas, produtos/serviços, mas também para ajudar ou dar conhecimento de algo. E penso que foi uma forma inteligente de ajudar estas associações uma vez que hoje em dia, é rara a pessoa que não vai à internet e que não presta atenção a estes movimentos que acontecem nas redes sociais e que enchem os nossos “feeds”, sobretudo se forem partilhados por influencers, como foi o caso referido em cima. De outra forma, não teria tido conhecimento desta campanha. E tal como eu, acho que muitas outras tiveram (ver fotos em baixo). Evidencia o enorme poder que estas pessoas têm na partilha de informação.

Esta campanha não foi feita só no mundo online. A fachada de alguns edifícios e monumentos emblemáticos, como o Castelo dos Mouros e o Cristo Rei, também foram iluminados de cor-de-laranja, de forma a dar visibilidade no mundo offline.

Nada melhor que utilizar uma estratégia Blended Marketing, quando o objetivo é aumentar a visibilidade, não concordam?
Eu apoiei a causa! E vocês? Tiveram conhecimento desta campanha? Qual é a vossa opinião?

Links:
https://emalertalaranja.pt/
http://spem.pt/esclerose-multipla
https://ionline.sapo.pt/especiais/dia-mundial-da-esclerose-miltipla-pais-em-alerta-laranja/
www.Instagram.com

2 comentários:

  1. Adorei! Penso ser mesmo importante ter iniciativas destas para dar a conhecer estes temas atuais e que podem-nos "bater à porta" quando menos esperamos! Iniciativas como esta despertam o interesse dos mais curiosos e levam a que toda a sociedade comece a ter cada vez mais conhecimentos sobre estes temas! Tenho pena de não ter participado mas vi muita gente que o fez! Claro que para tal o contributo de influencers ajudou bastante! A mais iniciativas como esta e a cada vez mais apoiantes!

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  2. Olá Maria,
    concordo plenamente. Nos dias de hoje, onde as gerações mais novas estão muito focadas nas redes sociais, acho muito importante que estas sejam usadas em prol das associações, de modo a sensibiliza-los desde 'pequenos' para este tipo de causas.
    A utilização de pessoas influentes nos seus meios, que têm uma enorme quantidade de seguidores nas suas páginas sociais, é uma excelente ideia para levar a conhecer e a uma maior adesão a estas campanhas.
    Como dizes, e bem, o mundo digital não precisa de ser apenas sobre o scroll nos feeds para 'passar tempo', mas pode ser também sobre conhecer novos assuntos, causas e principalmente um ótimo meio de também ajudar.
    Espero que continuem a aparecer mais cores nos nossos feeds!

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