quinta-feira, 21 de março de 2019

Millennials, podem prestar atenção?

Os Millennials são nativos digitais que cresceram com a tecnologia nas suas mãos. Frequentemente são confundidos com adolescentes mimados e que não sabem o que querem, mas para além de serem todos diferentes entre si são também super meticulosos quanto a cada produto ou serviço que estão prestes a comprar. Com o acesso constante à tecnologia tornaram-se consumidores extremamente exigentes. Querem experimentar em vez de possuir daí valorizarem a autenticidade de cada marca e serviço em si próprio. E são também socialmente conscientes, preocupam-se com as alterações climáticas e apoiam projetos locais.

De acordo com a Visão, aquilo que os Millenials mais compram online são roupas, viagens e bilhetes para eventos. Afinal quem não gosta de um bom concerto? Mostra-se também que 72% dos Millennials vivem ainda com os pais. Eles bem gostavam de ter uma casa, mas ficar endividados até ser velhinhos? Não obrigada!

Esta geração sabe tirar o melhor proveito da tecnologia, procurando a maior qualidade pelo preço mais baixo. São peritos em encontrar vales de descontos, cupões e até “viagens” grátis, de tal forma que examinam com minúcia cada compra.

E o que será que influencia as compras dos Millennials pelo mundo online? Entre vários motivos encontra-se a opinião de seres humanos que não conhecem mas que escreveram uma review no produto em questão, e portanto merecem ser levados em atenção. Os amigos e família vêm de seguida nesta escada de influência, já os anúncios de televisão surgem em último lugar.. Ain’t nobody got time to watch tv, right?!


O que devem então fazer as marcas para captar a atenção desta geração sempre online?
Antes de mais serem honestas. Eu que também faço parte desta geração, valorizo uma marca honesta, capaz de me chamar a atenção indo direta ao assunto e sem rodeios. A presença nas redes sociais é essencial nos dias de hoje. Vídeos, gifs e boomerangs são as novas formas de prender a nossa atenção. 
A Forbes, através do relatório da Nielsen “The Millennials on Millennials Report”, ajuda-nos a perceber o que está a mudar no mundo digital e o caminho a seguir para conquistar o entusiasmo dos Millennials.
  • Os padrões de visualização estão a mudar
Como demonstra o relatório da Nielsen, é pouco frequente um Millennial ver televisão, e nos raros momentos em que o faz opta por mudar de canal assim que a publicidade entra em ação. Isto muda drasticamente a maneira de fazer marketing passando a existir um grande ênfase nos dispositivos móveis. A atenção desta geração está agora dividida entre TV, smartphones, tablets e computadores muitas das vezes usados em simultâneo.
  • É necessário ir ao encontro de cada cliente
Os Millennials adoram o multitasking! Olham para a televisão, mexem no telemóvel e ainda abrem novos separadores no navegador da web, estando assim conectados a várias plataformas ao mesmo tempo. As marcas têm agora de dividir o seu investimento em publicidade pelas várias plataformas de forma a ir de encontro ao seu grupo-alvo. E têm de ser autênticas acima de tudo, uma vez que os Millennials não se interessam por anúncios impessoais. 

  • Segmentação dirigida ao indivíduo
Modelos de segmentação gerais deixaram de fazer sentido. As marcas passam a ter de acompanhar o dia a dia de cada cliente através de anúncios em várias redes sociais. Campanhas interativas, com mensagens, emoção e impacto são as preferidas dos Millenials que gostam de se sentir parte da história narrada. Nasceram habituados a analisar produtos em várias plataformas, a ouvir a opinião do amigo ou a ver a review feita pelo comprador anterior e, como tal ponderam bem antes do momento de compra. Resta às marcas criar uma forte relação com estes, com base na confiança e integração de forma a torná-los consumidores leais.

O surgimento dos influencers digitais realça o valor que os Millennials dão à integração na conversa criada pela marca. Estes preferem ser parte integrante de cada anúncio garantindo uma conexão com a marca.

Os Millennials têm muito a oferecer e as marcas muito a ganhar com eles.
Não acham?

2 comentários:

  1. Cuidado com o "multitasking"! Gostei muito do post.

    ResponderEliminar
  2. A evolução da sociedade tem sempre prós e contras. Por um lado os milenials tornaram se exigentes compradores. E claro que isso traz consequencias para o mercado, levando a um maior empenho das marcas em divulgar os seus produtos e em estarem presentes em todas as plataformas digitais. Mas para mim o que me deixa a refletir é mais a parte social dos milenials. Infelizmente, a evolução está nos a levar a uma sociedade mais individualista. Este daria também um bom tópico de conversa. Fica a sugestão.

    ResponderEliminar