quarta-feira, 15 de maio de 2019

Game of Thrones do Marketing

McDonald's vs. Burger King
A mais famosa batalha de hamburguers passou para o marketing. O Burger King tirou proveito das suas fraquezas para atacar o inimigo onde este menos esperava, e com isso conseguiu aumentar as vendas e revelar a sua personalidade. Mostrando-se inovador e divertido, o diretor de marketing do Burger King, Fernando Machado, optou por uma estratégia desafiadora desde que se juntou ao grupo. 
A história entre as duas cadeiras de fast food já vai longa por isso vejamos algumas das campanhas mais marcantes que incendiaram a internet.

  • McWhopper / 2015 
Tudo começou com o famoso McWhopper, quando a Burger King, a pretexto do Dia Internacional da Paz, escreveu uma carta aberta ao McDonald's a sugerir a criação de um hamburguer em conjunto cujos lucros serviriam inteiramente para uma organização sem fins lucrativos. A recusa por parte da McDonald's gerou burburinho global na internet e acabou por oferecer ao BK uma série de prémios pela iniciativa.
  • Whopper Detour / 2018
Talvez o movimento mais ousado do BK! Ofereciam aos seus clientes através da app, um "1-cent Whopper coupon" mas estes tinham de se deslocar a uma loja McDonald's para o desbloquear. A campanha foi o maior sucesso nas redes sociais e colou a app no topo da Apple App Store com mais de 1 milhão de downloads. O engagement por parte dos clientes foi tanto que as vendas aumentaram o triplo através da aplicação móvel.

  • The Not Big Macs / 2019
Isto aconteceu! Parece que a McDonald's perdeu de forma repentina a marca registada de "Big Mac" e o Burger King não conseguiu ficar quieto. Criou o seu próprio menu de Big Macs, mas desta vez verdadeiramente grandes. O humor não fica de fora nas campanhas da BK!
  • Birthdays Should Be Happy / 2019 
Esta campanha incentiva as famílias a optarem por uma festa de aniversário sem palhaços e em sítios também sem palhaços.. ou seja, tudo menos no McDonald's! Usaram fotos de crianças a chorar com palhaços satirizando a famosa mascote Ronald McDonald.

Parece-me que o Burger King está a utilizar a estratégia de marketing mais acertada. Pelo menos anda nas bocas do mundo. E vocês o que acham? Para quando uma resposta do McDonald's? Estamos à espera!
Por agora é o Burger King está sentado no Iron Throne! Esperemos para ver o que surge nos próximos episódios.

Fontes:
https://www.adweek.com/creativity/7-times-burger-king-wickedly-trolled-mcdonalds-and-how-its-boosting-sales/#
https://www.investopedia.com/articles/markets/111015/mcdonalds-vs-burger-king-comparing-business-models.asp

7 comentários:

  1. Interessante artigo. Nao tinha conhecimento desta "guerrilha", mas de facto pode se concluir que a equipa de marketing do Burguer King tem um sentido de humor muito mais arrojado que no final do dia resulta no que 'e mais importante para a marca, a sua divulgacao. Gostaria de acrescentar so mais um ponto nesta "guerrilha" pelo lugar no trono da maior empresa de fast food no mundo. No passado a McDonalds tinha a Heinz como sua colaboradora. Uns anos mais tarde, a Heinz passou tambem a ser colaborada do Burguer King. Qual foi a reacao do McDonalds? Acabar de imediato o contrato com a Heinz. Isto mostra o poderio da marca McDonalds. Talvez seja por isso que eles nao sejam tao reactivos 'as provocacoes da Burguer King, dado que independentemente do que aconteca a nivel da publicidade do Burguer King, a McDonalds continuar'a a ser a maior cadeia de fast food do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!
      Exatamente, a McDonald's acaba por ser a marca "mãe" das cadeias de fast food e dada a notoriedade já alcançada parece-me que prefere ficar sossegada no seu canto em vez de se envolver em controvérsias.
      No fim do dia garante da mesma forma os seus clientes nos seus restaurantes.

      Eliminar
  2. O Burger King está com uma bela equipa de marketing, andam muito atentos ao concorrente mais forte e estão a pegar em algumas das suas fraquezas para tirarem proveito disso. A atitude da McDonald´s em não querer criar um hamburguer em conjunto com a BK para fins de responsabilidade social retirou bastante prestigio à marca.
    Vamos então esperar para ver qual será a resposta da MacDonald´s face a estas campanhas da BK. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que por agora não haverá resposta! A Mc Donald's prefere seguir a sua estratégia de marketing mais direcionada para os clientes e não tanto para os seus rivais.

      Eliminar
  3. As vendas do BK aumentaram de forma exponencial ou acontece de forma esporádica (em plena campanha de marketing de "guerrilha")? As ideias são muito fora da caixa mas será que os clientes quando são confrontados com uma escolha entre MacDonalds e BK preferem BK?

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que o marketing da Burger King é mais provocador, que estas "guerras" entre os 2 grandes do fast-food fazem as delícias dos internautas e que o palhaço Ronald é assustador, mas o marketing do MacDonalds inspira-me mais confiança, e é isso que me faz escolher um em vez do outro, especialmente porque estamos a falar de comida fast-food (em que, pelo menos em Portugal, ainda existe alguma desconfiança e vai crescendo a preocupação sobre os seus efeitos na saúde).

    Até que ponto a criatividade oferece melhores resultados, seja na reputação da marca ou até em vendas, face à confiança? :)

    ResponderEliminar
  5. excelente post!
    Acrescento ainda o interessante facto de esta proposta do "McWopper" ter sido feita no "Peace day" das Nações Unidas- esta campanha aumentou a awareness em relação a este dia em 40%, além de ter ganho diversos prémios graças ao seu impacto social.
    Mas estaria esta proposta envolta apenas em sinceras e boas intenções?
    A McDonald's parece ter tomado isso como um golpe baixo. O CEO da McDonald's rejeitou a oferta com um post no Facebook, defendendo no fundo que uma parceria deste género não seria impactante o suficiente e sugeriu que as Marcas se juntassem para fazer algo com mais significado (não especificando o quê). O CEO terminou o post com "A simple phone call will do next time”, uma reação algo forte que mostra desagrado pela forma como a proposta foi feita- sem consultar a McDonald's previamente. De facto, seria, na minha opinião, normal que uma proposta destas começasse por ser feita "behind closed doors". Seria intenção da Burguer King ver a sua proposta publicamente rejeitada, para que os consumidores vissem a McDonald's como uma marca incapaz de colocar de lado as rivalidades pelo bem geral ? Fica a questão.

    ResponderEliminar