quinta-feira, 24 de abril de 2025

O combate à desinformação em véspera de eleições

Está em funcionamento, desde 21 de abril, um sistema desenvolvido pelo Media Lab que permite detetar, rapidamente, notícias falsas. Esta ferramenta de deteção de "fake news" estará ativa até ao final de maio, coincidindo com o período das eleições legislativas em Portugal. O sistema baseia-se em denúncias feitas pelos utilizadores.

De acordo com o jornal Público, a Comissão Europeia recorre, em todos os atos eleitorais, ao Código de Conduta contra a Desinformação, em articulação com o Regulamento Europeu dos Serviços Digitais (Digital Services Act – DSA).

Ao abrigo deste Código, durante os períodos eleitorais, as plataformas signatárias estão obrigadas a implementar um sistema que permita a denúncia célere de ações de desinformação que possam comprometer o processo eleitoral. Esse sistema é conhecido como Rapid Response System.

Apesar de a adesão ao Código ser voluntária, a maioria das plataformas digitais optou por assinar, reconhecendo-o como um passo essencial para reforçar a credibilidade da informação no meio digital.

A rede social TikTok revelou que, nesta fase, conta com 160 colaboradores em Portugal dedicados ao combate à desinformação.

Com o avanço da inteligência artificial, espera-se que, no futuro, sistemas de resposta rápida como este passem a estar permanentemente ativos. Cabe às plataformas digitais liderar o investimento na credibilização da informação online.


Fontes:

https://www.publico.pt/2025/04/24/politica/noticia/portugal-sistema-resposta-rapida-denunciar-desinformacao-ate-legislativas-2130828

https://www.publico.pt/2025/04/10/politica/noticia/tiktok-160-pessoas-combater-fakes-news-durante-campanha-eleitoral-2129303

https://expresso.pt/politica/eleicoes/legislativas-2025/2025-04-10-tiktok-prepara-legislativas-com-tolerancia-zero-para-casos-de-desinformacao-vai-usar-as-ferramentas-das-eleicoes-americanas-e-alemas-d13a08e1

http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/Combate-Desinformacao.asp

1 comentário:

  1. Olá Francisca. Fizeste uma ponte improvável entre este sistema e o marketing digital. Assim como o marketing digital usa a monitorização de tendências, conversas e comportamentos para uma estratégia mais eficaz, este sistema vai monitorizar e analisar conteúdos digitais para identificar e agir rapidamente contra a desinformação. Para as marcas, agir rapidamente no mundo instantâneo do digital pode evitar danos à reputação. Em contextos como eleições e campanhas de marketing político as correções em tempo real são também essenciais para manter a informação disponível confiável e proteger a integridade das mensagens.

    Será que as marcas com presença digital gostariam de integrar um sistema deste tipo para evitar/eliminar atos caluniosos ou prefeririam manter polémicas e controvérsias para gerar buzz?

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