A Vivienne Doudou da Louis Vuitton não é um coelho, nem um gato, nem um urso. Na verdade... não é nada disso e, ao mesmo tempo, é um bocadinho de tudo. Esta mascote oficial da marca desde 2017, a Vivienne é uma personagem única, com uma cabeça em forma de flor do Monograma LV, um olho substituído por uma pétala icónica e um corpo fofinho que parece ter saído de um livro infantil com design apelativo e orçamento ilimitado. Não tem uma espécie definida — e é mesmo essa ambiguidade que lhe dá o toque artístico e luxuoso.
Pode parecer estranho?
Pode. Mas há gostos para tudo... e mercado para isso também! No universo do
luxo, quanto mais exclusivo (e inesperado), melhor….
É peluche? É arte? É
fashion statement? É tudo isso — e com selo Louis Vuitton.
Porque hoje em dia, até o indefinido pode ser uma tendência (e das caras!).
E a verdade é que a
Vivienne tem conquistado espaço entre os fãs da marca, e, claro, nos feeds do
Instagram, e TikTok, com muitos likes à mistura.
E não é por acaso: este tipo de produto
encaixa perfeitamente na tendência conhecida como 'kidult fashion'. Mas o que é
o 'Kidult fashion'?! É o nome dado à
fusão entre o universo infantil e a estética adulta de luxo. É onde entra a
nostalgia, o lúdico e a sofisticação — e é precisamente isso que a Vivienne
Doudou representa.
Do ponto de vista do web marketing, esta estratégia conjuga storytelling, apelo emocional, visual marcante e exclusividade. A Vivienne Doudou é um exemplo ternurento de como uma marca de luxo pode transformar uma mascote num fenómeno de moda, comunicação e influência.
Referência: Labubus, Jellycats e Crybaby: Por que os brinquedos vão se tornar virais em 2025? | Negócios da Vogue
Já vejo as tias no natal presenteando as sobrinhas com a Viviane Doudou. A estratégia de trazer artigos infantis para o universo de luxo pode ser uma forma para começar a conquistar as novas gerações desde novos a serem fãs da marca, assim como marcas de carros já o fizeram no passado com a comercialização de brinquedos que são réplicas perfeitas de seus carros. O design representa perfeitamente as insígnias da marca, trazendo identidade, mas também traços de docilidade, mas sem ser propriamente infantil. Um artigo único desenhado para estar sempre pendurado na bolsa independente do passar da idade.
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