terça-feira, 22 de março de 2011

A Rede Globo e a cobrança da “multiplicidade”

Imagem disponível no Blog “The Equity Kicker”, no URL http://www.theequitykicker.com/wp-content/uploads/2009/04/socialmedia-profits.jpg, acedido a 22 de Março de 2011

O departamento comercial da Rede Globo, muito conhecida no nosso meio através das novelas, emitiu um comunicado para as suas afiliadas, que por sua vez informaram o mercado publicitário de algo no mínimo estranho, e que me deixa antever aquilo que temos falado ao longo das nossas aulas: empresas que – tal como a Ensitel e a Nutella – não se sabem adaptar aos novos paradigmas e fenómenos da web.

Por decisão da empresa, foram criadas regras específicas não sendo possível colocar o nome das redes sociais nos anúncios publicitários; se tal acontecer, será cobrado algo que eles intitularam como “multiplicidade”.

De acordo com o comunicado, tanto a emissora (matriz) quando as afiliadas devem cobrar em duplicidade por material publicitário que vá ao ar com referência clara, endereço electrónico ou logo de redes sociais.

Comunicado:
“São Paulo, 15 de Fevereiro de 2011
Assunto: Redes Sociais X Multiplicidade
Prezados amigos,
Comunicamos que por decisão da DGC, a citação nominal do endereçamento electrónico das redes sociais em mensagens publicitárias, deverá ser cobrada a multiplicidade.
Não havendo nome e/ou logótipo, não será passível de cobrança: Ex. @santander, @paodeacucar.
Para facilitar a visualização, anexo enviamos a relação dos ícones que representam as principais redes sociais
A dispor e atenciosamente,”

Utilizando o exemplo que circula na web, se num anúncio do Santander for colocada a marca ou o endereço twitter.com/santander ou facebook/Santander, isso será cobrado como multiplicidade.

Assim, não será possível referir – sem pagar a dita multiplicidade – as redes sociais como o facebook, twitter, YouTube, LinkedIn, entre outros. O Twitter “sofre” menos com esta medida estranha, pois foi excluído o @nomedaempresa; isto é no mínimo estranho, para não lhe chamar outra coisa, pois todos nós sabemos que esta nomenclatura é utilizada pela rede em questão como identificação.

Curioso é a Rede Globo estar presente nas várias redes sociais (por exemplo: twitter.com/rede_globo ou facebook.com/redeglobo), tendo incluído em vários anúncios o seu endereço @rede_globo. Será que é por esta situação que existe dualidade de critérios? Qual será a proximidade entre as empresas? Cabala?

Vamos a ver quanto tempo é que a concorrência demora a fazer o mesmo...

4 comentários:

  1. eu não sei se será quanto tempo demora a concorrência a fazer o mesmo ou se será quanto tempo aguenta a globo a fazer isto..

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  2. Verdade... Era só para provocar!
    Até porque os exemplos dados - Ensitel e Nutella - são isso mesmo: começaram assim e depois acabaram por se "render" às evidências...

    Mas serrá que não existe concertação empresarial entre a twitter e a rede globo?!

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  3. podemos ser levados a pensar que sim, no entanto penso que uma empresa da dimensão da globo não iria cair no erro de "pôr de parte" dois dos maiores monstros na area da comunicação como são hoje o facebook e o youtube para se aliar a um mais pequeno e que à partida não tem parece ter tanto interesse..

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  4. Meu, a Globo é a Globo. A Globo elege Presidente no Brasil, decide qual o clube que será Campeao Brasileiro do ano, manipula o Carnaval, até "derruba" o técnico da seleçao (ah, porque nao se esqueçam, o inferno do Dunga começou quando ele discutiu ao vivo com um jornalista global)... enfim, só para perceber qual a sua dimensao e poder.

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