domingo, 29 de maio de 2016

A importância das reviews dos consumidores


Hoje em dia, os hábitos de consumo dos consumidores já incluem uma pesquisa prévia pelas várias reviews efectuadas por outros consumidores sobre os produtos em questão. Já sabem quais as características que são anunciadas pela marca que são de facto cumpridas e quais as características que não são anunciadas mas que influenciam a decisão de compra.

Desta forma, quando um cliente se desloca a um ponto de venda, é importante que os vendedores também façam este tipo de pesquisa e saibam quais os factos que os consumidores conhecem e as questões que possam surgir.

As incertezas que um vendedor possa mostrar em relação a um produto, quando confrontado com dados colocados pelo consumidor pode colocar a venda em causa.

http://www.marketingportugal.pt/artigos/marketing-digital/os-meios-digitais-mudaram-o-consumidor-e

3 comentários:

  1. De facto as decisões de compra podem ser muito influenciadas pelas reviews. Eu, pessoalmente, não correria o risco de adquirir um serviço que "angariasse" críticas negativas (com cabimento).
    As empresas também devem estar muito atentas a estas opiniões que surgem online. É uma excelente oportunidade para identificarem os aspetos a melhorar e, após a correção dessas falhas, seria benéfico voltar a chamar o consumidor que fez a crítica negativa, para vivenciar uma nova experiência e partilhar o seu novo testemunho.

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    1. Perfeito Patrícia, você disse tudo. Com as mídias sociais fazendo parte do nosso cotidiano, as empresas precisam e devem ficar muito atentas a esse tipo de conteúdo na web. Para contribuir com o tema, deixo esse post que detalha muito bem como as empresas podem tirar o melhor proveito dos reviews. Abraços =)
      http://reviewr.me/blog/como-fazer-uma-gestao-de-reviews-eficiente/

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  2. Como a Cristiana e a Patrícia referem os consumidores de hoje procuram obter o máximo de informação possível. Como vimos nas aulas, as percentagens de pessoas que consultam opiniões ou avaliações antes de tomar a decisão de compra e as percentagens que se convertem efectivamente na aquisição do produto/serviço são elevadíssimas. Produtos/serviços bem avaliados pelos consumidores facilitam a compra “consciente” e podem, por vezes, motivar à compra por impulso.
    No entanto, sabemos que os reviews não são apenas feitos por consumidores satisfeitos. Assim sendo, a importância da sinceridade dos reviews é essencial não só para aumentar a confiança dos consumidores, mas também para contribuir para uma boa reputação da empresa/marca. Só com a autenticidade das opiniões e avaliações é que os consumidores conseguem ter um parâmetro credível sobre a qualidade do produto/serviço.

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