quinta-feira, 2 de março de 2017

O sentido de humor como chave para o sucesso

Vivemos no período mais over-communicated da História, onde somos bombardeados com informação a todo o segundo. De acordo com dados de 2016, por dia são realizados, em média, 350 milhões de publicações por todo o mundo. Sendo que o Facebook é considerado crítico ou importante para o negócio, esta realidade obriga as marcas a apostarem num posicionamento diferenciador e muitas recorrem ao sentido de humor para atingirem o share of mind dos consumidores.

Um dos casos de sucesso deste tipo de estratégia é a Polícia de Segurança Pública que passou a utilizar o sentido de humor como ferramenta principal da sua estratégia de comunicação desde 2010. Esta mudança estratégica fez com que aumentassem de 2 mil seguidores, em julho de 2010, para 561 mil gostos atualmente, tornando-se assim uma das páginas de Facebok da PSP com mais gostos da Europa. Este sentido de humor tem que ser altamente controlado e pensado tratando-se de uma instituição tão séria como é o caso da Polícia de Segurança Pública que acreditam que Com humor e rigor se chega à comunidade e se rejuvenesce uma instituição.

Face a uma realidade e objetivo totalmente diferente, a Licor Beirão utiliza igualmente o sentido de humor como fator estratégico. Deixou de ser um simples licor para passar a ser uma bebida de referência para o mercado jovem e isso deveu-se à sua mudança na comunicação. O humor está presente desde o início nesta marca familiar, mas atualmente está mais presente e é uma constante, especialmente nas redes sociais. Apostando em pequenos cartazes com frases engraçadas a marca Licor Beirão consegue arrecadar 7000 gostos e 1248 partilhas num post efetuado a 31 de janeiro de 2017, face a uma publicação normal em 2013 que conta com apenas 189 gostos e 49 partilhas. Vídeos como o pedido de desculpas ao jogador Harry Kane ou o video de apresentação da campanha Preferias Beirão? que arrancam risos a qualquer consumidor, contam com 1,6 milhões e 4,5 milhões de visualizações, respetivamente.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, é cada vez mais difícil de os cativar e nada como proporcionar uma boa risada para criar um buzz virtual, resultando, tanto em vendas como na reformulação do posicionamento uma instituição inteira!

Fontes:

3 comentários:

  1. Adorei o teu post, Catarina!
    De facto, a comunicação é um fator crucial que está sempre presente no nosso dia-a-dia, tanto em casa como no nosso local de trabalho. Independentemente do local, tem sempre o mesmo objetivo: chegar às pessoas e transmitir algo.
    No caso das empresas, por exemplo, a comunicação é a chave para toda a gente estar a par das novidades, e um simples cartaz ou e-mail hoje em dia não é suficiente. É preciso sermos inovadores e conseguirmos desenvolver estratégias para cativar a atenção dos colaboradores.
    Nos exemplos que tu deste, o humor foi a chave para o sucesso! O Marketing da PSP e do Licor Beirão acaba, de certa forma, por criar uma imagem positiva e de agrado em relação à sua identidade, cativando assim as pessoas para usufruírem dos seus produtos/serviços.

    Beijinho

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    1. Olá a todos!!
      Concordo plenamente com o teu comentário, Inês.
      Este post diz muito sobre o que hoje em dia as empresas devem realmente apostar na inovação e criatividade sendo estas umas das palavras chave para chamar atenção dos consumidores, que é cada vez mais difícil.
      Como demos na aula, as pessoas só vão prestar atenção a algo que faz faz rir, que lhes cative e lhes dê gosto em "perder" tempo a ver. Assim sendo, estas iniciativas destas marcas, foi sem duvida uma boa aposta. Algo que outras marcas também devem fazer.

      Obrigada,
      Joana Pinto

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  2. Olá Catarina,

    Como comentei contigo, admito que este tipo de campanhas são aquelas que mais me chamam a atenção. Das campanhas que todas as marcas fazem, só me lembro das que me fazem rir (neste caso o Licor Beirão que, como comentei contigo,todos os anos, na semana da queima passo o dia todo na página de facebook da marca a ler todos os cartazes que perdi durante o ano xD) e das que me fazem emocionar (lembro-me de uma campanha da Decathlon que me fazia emocionar sempre que via a publicidade mas também quando ouvia a música associada a essa campanha).
    Acho que nos tempos que correm, com a falta de tempo, as marcas só conseguem prender um consumidor se ele se envolver, quer seja pelo riso ou pelo choro.

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