sábado, 18 de maio de 2019

RIP Grumpy Cat

Grumpy Cat era o nome artístico de Tardar Sauce (molho tártaro), gata de uma família americana que nasceu com uma mal-formação que lhe conferia um aspeto rabugento. Tornou-se a gata mais famosa da Internet quando uma foto foi publicada no Reddit em 2012 e inspirou centenas de memes virais que tornaram as redes sociais, desde então, mais cínicas e divertidas.


Estima-se que a dona da gata, Tabatha Bundesen, tenha ganho mais de 100 milhões de dólares em livros, presenças, filmes e merchandising, dos quais 64 milhões apenas nos 2 primeiros anos. A e-shop oficial vende mais de 1000 itens com a sua cara, como peluches, calendários, t-shirts, canecas, etc. Mas nem isso a fazia sorrir.


Em 2013 ganhou o "Meme do ano" na Webby Awards e foi contratada para representante da Friskies. Fez um programa da marca no Youtube "Will Kitty Play With It?" com vários episódios e presenças, desde o "The Today Show" à revista Time.


Ainda nesse ano lançou um livro chamado “Grumpy Cat: A Grumpy Book” e em 2014 o "Grumpy Guide to Life: Observations by Grumpy Cat", que se tornaram best sellers. Em 2016 a Random House Children’s Books adquiriu os direitos de imagem para uma série de 3 outros livros.

Foram lançadas na App Store e na Google Play uma coleção de mini-jogos "Grumpy Cat's Worst Game Ever" e até uma app meteorológica "Grumpy Cat Weather" que permite confirmar a previsão de humor da gata todos os dias.


Em 2014 participou no filme "It’s Hard to be a Cat at Christmas", juntamente com outros felinos populares da Internet. A mensagem do filme era de que os gatos se podiam sentir miseráveis a observar pessoas a desembrulhar presentes, mas os gatos de abrigos tinham uma época natalícia ainda mais difícil; a Friskies prometeu que doaria uma lata de comida húmida por cada visualização. E nem assim a gata se mostrou feliz.


Ainda nesse ano foi alvo de brincadeira numa publicidade da Cheerios e foi a personagem principal de um filme de Natal “Grumpy Cat’s Worst Christmas Ever”.



Em 2015 participou num filme da Buzz Feed para a Friskies e PetSmart para promover o "Grumpy Cat Variety Pack". "Happiness Finds Grumpy Cat" é o título enganoso do filme em que a gata se depara com um cão no supermercado, que é seu fã e se chama "felicidade". Como habitual, ela expressa-se sob a forma de memes e não se mostra entusiasmada.


Também nesse ano foi imortalizada no Madame Tussauds com uma réplica em tamanho real. 

Em 2018 ganhou 701.000 dólares a partir da cedência de direitos de imagem ao "Grumpuccino", uma bebida fria de café da empresa americana Grenade. A empresa utilizou a imagem da gata noutros produtos que não estavam abrangidos pelo acordo e em tribunal o júri acabou por decidir a favor da gata, que continuava a não dar sinais de alegria.









E porque há um meme da gata rabugenta para qualquer situação, sintam-se menos culpados por estarem mal-humorados e divirtam-se com alguns dos mais famosos (e odiáveis) memes:



A Grumpy Cat tinha 8,3 milhões de seguidores no Facebook, 2,7 milhões no Instagram, 1,5 milhões no Twitter e 271.000 no Youtube.

Morreu em casa com complicações de uma infecção urinária na passada terça-feira.

Se ainda restavam dúvidas sobre a forma como a era digital mudou a forma como comunicamos e nos relacionamos, este é um excelente exemplo disso. Questiono-me se gerações mais velhas, mas não tão distantes quanto isso dos millenials (como a dos nossos pais) compreende o impacto que uma gata pode ter na vida de milhares de pessoas com os seus memes, representar investimentos chorudos das marcas, lançar livros, fazer filmes, ganhar julgamentos em tribunal ou até que a sua morte seja notícia em tantos meios de comunicação. 

Conheciam este fenómeno da Internet?

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grumpy_Cat
https://metro.co.uk/2019/05/17/30-iconic-grumpy-cat-memes-9586691/
https://metro.co.uk/2019/05/17/grumpy-cat-dies-at-the-age-of-seven-after-falling-ill-9585649/
https://metro.co.uk/2018/01/25/grumpy-cat-wins-500000-payout-coffee-company-using-image-7258907/
https://metro.co.uk/2016/07/25/grumpy-cat-went-sight-seeing-around-london-and-wasnt-having-any-of-it-6027611/
https://www.dailymail.co.uk/news/article-3355483/Purr-fect-imitation-Grumpy-Cat-immortalized-Madame-Tussauds-animatronic-figure.html
https://adage.com/article/digital/remembering-grumpy-cats-prolific-advertising-career-friskies-grumppuccino/2172556
http://newsfeed.time.com/2013/03/22/grumpy-cat-is-not-impressed-by-times-photoshoot/

1 comentário:

  1. Dentro dos memes de gato, esse com certeza era mais o interessante
    Gostava de seguir, mas realmente morreu cedo com apenas 7 anos

    ResponderEliminar