Com o começo de Abril, inicia-se o primeiro e único dia do ano em que é permitido às marcas mentir para comunicar, interagir e brincar com os seus consumidores. A realidade é que desde que a Internet existe, os profissionais de Marketing aproveitam o Dia das Mentiras num esforço de aumentar a notoriedade da marca num mundo cada vez mais online, além de fortalecer a sua relação com os consumidores (Forbes, 2024). Para tal, realizam campanhas publicitárias onde lançam produtos fictícios, ou até mesmo divulgam notícias falsas inofensivas para gerar engagement e viralizar nas redes sociais (Marketeer, 2025).
O segredo do sucesso destas campanhas está no equilíbrio da criatividade e da autenticidade, de forma que a mentira seja recebida de forma engraçada pelo público. Apesar da efemeridade do engagement, quando as campanhas são bem planeadas, estas aumentam o reconhecimento da marca, além de humanizar a empresa. Ao mostrar aos consumidores um lado mais leve e divertido, a empresa mostra que tem um sentido de humor e sabe rir dela mesma e dos seus produtos, o que permite uma aproximação às pessoas (Marketeer, 2024).
Fontes:
https://www.forbespt.com/do-tinder-a-subway-aqui-estao-algumas-das-melhores-mentiras-de-1-de-abril-das-empresas-em-2024/https://marketeer.sapo.pt/como-o-dia-das-mentiras-e-aproveitado-pelas-marcas-para-viralizar-nas-redes-sociais/
https://eco.sapo.pt/2025/04/01/como-as-marcas-aproveitaram-o-dia-1-de-abril-para-mentir-nas-redes-sociais/
Olá, Ana! Acho super interessante como as marcas conseguem usar o Dia das Mentiras como uma oportunidade para fugir ao discurso comercial tradicional e apostar em algo mais leve e criativo. No meio de tanto conteúdo sério e vendas forçadas, este tipo de campanhas destaca-se mesmo e consegue criar ligações mais humanas com o público. O engagement rápido, viralização orgânica e, muitas vezes, até cobertura nos media, tudo isso sem ter de vender produto nenhum.
ResponderEliminarO mais curioso é que, mesmo sendo “mentiras”, estas campanhas muitas vezes geram resultados muito reais: aumentam a notoriedade da marca, geram buzz nas redes e ainda mostram que a marca sabe brincar consigo própria, o que hoje em dia vale imenso. Claro que tem de haver um bom equilíbrio entre criatividade e bom senso, mas quando é bem feito, o impacto é brutal!
Olá Ana, achei muito interessante a tua análise sobre as campanhas do Dia das Mentiras no marketing digital. É fascinante como uma 'mentira' bem pensada pode humanizar uma marca e gerar um engagement tão positivo. Concordo contigo, num ambiente digital saturado de mensagens comerciais, estas iniciativas criativas destacam-se e criam uma ligação mais próxima com o público. Além disso, a tua reflexão sobre o equilíbrio entre humor e autenticidade é muito pertinente!
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