sexta-feira, 20 de março de 2015

Agradar os Atuais ou Atrair Novos?

Como vimos ontem no Seminário “Advertising and Consumer Behaviour in a Web 2.0 World” com o Prof. Bruno Schivinski, a comunicação das empresas nos social media, como o Facebook, tem muito pouco impacto no Valor da Marca (Brand Equity). Até porque, como referido ontem também, cerca de 60% dos fãs das marcas nas redes sociais já são “heavy buyers”, ou seja, são os consumidores mais leais e fiéis à marca, por isso, não será a comunicação nas redes sociais que terá grande impacto no valor da marca.

Sendo assim, o que levará as marcas a fazerem passatempos/concursos nas suas páginas de facebook? Agradar os seus fiéis seguidores? Atrair novos seguidores, usando o word-of-mouth?

Não nos podemos esquecer, tal como vimos ontem também, que o User Generated Content (UGC), isto é, o conteúdo gerado pelos utilizadores, tem muito mais impacto do que os conteúdos criados pelas marcas nas redes sociais. Por isso, será que o simples facto de as marcas pedirem “likes” em comentários dos utilizadores ou “exigirem” que os participantes partilhem um determinado post nos seus murais, poderá trazer vantagens significativas para a marca?

O facto de muitas vezes os consumidores serem confrontados com a necessidade de fazerem frases ou tirarem fotografias alusivas a determinada marca trará novos consumidores?


Um dos exemplos de que me recordo, por conhecimento próprio, é o caso da MEO na altura da campanha “Fora da Box”, no "longínquo" ano de 2011, em que fizeram um "mega-concurso", constituído por quatro fases, todas elas relacionadas com o conceito da campanha e com a própria série protagonizada pelos Gato Fedorento sobre o tema. Em todas as fases os participantes viam-se confrontados com a necessidade de realizar determinada tarefa, seja tirar uma fotografia ou escrever um texto, relacionada com a marca e com o conceito da sua nova campanha, sendo que no final de cada fase receberiam grandes prémios, desde telemóveis, televisões ou motas (o prémio final).

Qual será, afinal, o real objetivo de um passatempo/concurso no facebook de uma determinada marca?

2 comentários:

  1. Fidelizar os clientes criando ainda mais empatia; criar valor para aqueles que não são clientes mas podem ser simpatizantes da marca e dar maior visibilidade à marca (Se eu não conhecer a marca mas a vir publicada no perfil de um amigo meu vou dar-lhe mais atenção). Objetivo principal: criar (ainda mais) valor!

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  2. Olá Nuno! Bem, para já, bom resumo do seminário, espero que tenha gostado! Depois, de facto quem é membro de uma rede social quer sobretudo "socializar", e não propriamente com as marcas, mas com os amigos e conhecidos. Daí que o UGC tenha muito mais impacto do que os posts colocados pelas marcas. Logo, o caso que refere do MEO é um bom exemplo de como usar os conteúdos produzidos pelos consumidores para comunicar, garantindo assim maior envolvimento destes, dos seus amigos e conhecidos. Provavelmente resulta bem melhor do que postar anúncios com os Gato Fedorento (por favor, voltem, estão perdoados! ;))

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