terça-feira, 10 de abril de 2018

ZARA Blended: a Realidade Aumentada nas Lojas


Numa iniciativa blended, a Zara prepara-se para lançar uma app de realidade aumentada em 120 das suas lojas físicas em todo o mundo a partir de 12 de Abril.
Os clientes que instalarem a app vão poder apontar o seu smartphone para certas montras ou sensores dentro da loja e ver modelos reais ganhar vida nos seus visores, desfilando e mesmo falando, tendo vestidos itens selecionados da coleção da Zara, podendo depois clicar naqueles que lhes interessam e concretizar a compra. A app permitirá fazer o mesmo ao passar o smartphone por uma encomenda recebida via online. Para além de funcionalidades ligadas à compra, a app permite também partilhar a experiência nas redes sociais, encorajando os utilizadores a tirar e publicar fotos dos hologramas. Download disponível em https://go.zara/fb-augmentedreality

Segundo Tim Cook, CEO da Apple, poucos setores se adequam tanto à realidade aumentada como o da moda, e espera-se que o seu uso seja a norma no futuro.

Em Janeiro, a Zara tinha já lançado uma pop-up store em Londres, muito semelhante à Loja do Futuro da Farfetch na mesma cidade, onde é possível experimentar as roupas na loja, mas encomendá-las apenas online, para entrega em casa no mesmo dia se a ordem for colocada antes das 14h. Os colaboradores ajudam os clientes através de dispositivos móveis disponíveis na loja. A pop-up store está ainda equipada com espelhos "mágicos" inteligentes, que apresentam recomendações aos clientes para determinado outfit e sugerem acessórios e outros itens que combinam com cada estilo pessoal.

Estas iniciativas surgem como resposta da Zara ao crescimento dos grandes players de moda online, como a ASOS (case study a abordar nas próximas aulas), e à cada vez maior preferência dos millennialls por compras online. Outras marcas de moda como a H&M ou a GAP, ou mesmo a IKEA, seguem o mesmo caminho. Depois de algumas experiências menos convincentes como os Google Glasses, a Realidade Aumentada (RA) conheceu o seu apogeu em 2016 com o jogo Pokémon Go, que provou que certas aplicações da tecnologia poderiam resultar em negócios de milhões. No entanto, a RA ainda precisa de ganhar escala. A seu favor estão a grande aposta da Google e sobretudo da Apple, com o lançamento do ARKit, e o facto da RA não precisar de nenhum hardware especial ou dispendioso para funcionar. Mas para já ainda permanece uma promessa...


Fontes:
https://www.standard.co.uk/fashion/zara-to-launch-an-augmented-reality-app-in-its-stores-a3789441.HTML
https://www.theguardian.com/technology/2017/aug/30/ar-augmented-reality-apple-google-smartphone-ikea-pokemon-go

2 comentários:

  1. De facto, cada vez mais os consumidores dão mais importância ao mundo online, especialmente aos telemóveis uma vez que estão sempre connosco e que as funcionalidades estão sempre a desenvolver-se. A possibilidade de ver as peças de roupa que queremos em modelos numa questão de segundos e sem termos custos é algo que vai captar com certeza o interesse de muitos millennialls. O objetivo desta nova funcionalidade é captar a atenção dos consumidores, que é cada vez mais escassa, através de experienciarem algo novo. A conjugação do mundo offline com online tem então em vista aumentar a notoriedade da marca e a satisfação dos clientes.

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  2. Interessante ação de blended marketing da Zara, onde terá a perspectiva de fidelizar e atrair cada vez mais clientes milennials e ainda posicionar-se como empresa inovadora e criativa, demonstrando estar em dia com as novas tendências mercadológicas.

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